Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Filme Azambuja será exibido no Unibave nesta sexta

Será a segunda exibição do documentário que trata da imigração italiana na região e teve pré-lançamento em dezembro, em Araranguá
Por Redação Orleans, SC, 24/03/2022 - 15:58 Atualizado em 24/03/2022 - 16:07
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O documentário “Azambuja: A Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina” será exibido nesta sexta-feira (25) no Centro de Vivência do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). Essa vai ser a segunda exibição do filme, que foi pré-lançado em dezembro do ano passado, em Araranguá, e teve cenas gravadas no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi).

A sessão especial será restrita para aos meios de comunicação, autoridades e colaboradores do Unibave, antes da exibição na Itália, no mês de abril, na inauguração do Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana (MEI) de Gênova, fruto do convênio do Unibave.

Gravações

A produção tem cenas rodadas no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) e ampla pesquisa elaborada no Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (Cedohi). O filme tem participação de colaboradores do Unibave, como a diretora de Cultura, Edina Furlan, que interpreta algumas cenas. A pesquisa foi realizada pelo museólogo Idemar Ghizzo e pela diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon, que também contribuem com depoimentos no filme.

O diretor geral do filme, Josué Genuíno, revela que a experiência foi gratificante. “Foi um filme feito com produção e artistas locais, quebrando os paradigmas de que ‘santo de casa não faz milagre’”, declarou. Ele afirma, ainda, que a produção ficou satisfeita com o resultado do filme, que é classificado como documentário pelos produtores.

Azambuja mistura depoimentos com cenas dramatizadas em cenários como o Museu Ferroviário, de Tubarão, e o Museu ao Ar Livre, de Orleans. Foram nove os municípios que serviram de cenário para a produção e que agora devem virar rota para exibição. “Vão acontecer eventos de exibição nas cidades onde foi gravado, provavelmente durante as festas”, revela Josué.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito