Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Filas para exames de cateterismo estão zeradas em Criciúma

Mutirão feito pela Secretaria de Saúde em parceria com o Hospital São José (HSJ), vem realizando atendimentos desde julho
Por Redação Criciúma, SC, 02/12/2019 - 13:46 Atualizado em 02/12/2019 - 13:48
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A parceria entre a Secretaria de Saúde de Criciúma e Hospital São José (HSJ), atingiu sua meta de zerar filas para procedimentos cardíacos através do exame de cateterismo. O objetivo foi oficializado em julho, em reunião feita entre o prefeito, Clésio Salvaro, e representantes do HSJ.

Em julho eram 120 exames. O investimento foi de R$ 614.72, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e R$ 1.2 mil em recursos próprios. Mensalmente são realizados 34 exames. “Antes estavam sendo realizados 14 exames por mês e ampliamos para 34. Assim conseguimos zerar as filas e auxiliar pessoas que estão necessitando de procedimentos cardíacos, facilitando principalmente o processo para cirurgias”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Prioridades

Segundo o médico e regulador da média e alta complexidade, Carlos Nappi, a prioridade são pacientes com Doença Arterial Coronariana (DAC). “São pacientes que sofreram a obstrução das artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração. Também são priorizadas pessoas com diabetes, dislipidemia - que seria o aumento do colesterol, pacientes na fase pré-operatório e outros fatores de risco”, explica o médico.

Exame

O exame de cateterismo é feito através de um cateter introduzido na artéria periférica. “Os cateteres injetam contraste nas artérias coronárias, mostrando o grau da obstrução. É indicado para confirmar Doença Arterial Coronariana, do músculo cardíaco, dos vasos pulmonares e da artéria aorta”, enfatiza Nappi.

Segundo o médico cardiologista e cirurgião cardíaco do HSJ, Ricardo Choma, o cateterismo é importante também para evitar infarto e manter a saúde cardíaca. “O exame é padrão para mostrar a anatomia das artérias do coração e com isso definir qual o melhor tratamento. Sendo remédios, angioplastia ou cirurgia”, afirma.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito