Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fiéis são convidados a participar das políticas públicas

Por Bruna Borges Criciúma, 06/03/2019 - 10:25
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A partir desta quarta-feira começa para a Igreja Católica o tempo de preparação para a Páscoa, a celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também nesse período de Quaresma que inicia a tradicional Campanha da Fraternidade, que estimula os fiéis a estarem engajados em assuntos importantes para a sociedade.

Neste ano, o tema da campanha é “Fraternidade e Políticas Públicas” e tem como lema o versículo “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. O lançamento oficial da campanha ocorre hoje pela manhã, em Brasília/DF, com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a partir de então ações em torno desta temática serão realizadas por todo o país. 

“O que a igreja propõe é que as pessoas se envolvam neste assunto que é urgente, que é a discussão das políticas públicas. Tanto na esfera municipal, quanto a estadual e a federal possuem conselhos com espaços que devem ser ocupados pela sociedade e é preciso fazer  ar reflexão e incentivar a participação das pessoas nesses conselhos”, afirma o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach.

Tempo de agir

Todos os anos, a Campanha da Fraternidade provoca a comunidade católica a dar um passo a mais na evangelização. Em 2019 o convite é para que os cristãos participem das políticas públicas à luz da palavra de Deus e da doutrina social da igreja, em especial as que tratem dos seguintes temas elencados pela Constituição Federal de 1988: criança e adolescente; saúde; assistência social e educação.

“Nós cobramos muito dos políticos, dos nossos representantes, mas é preciso que também façamos parte desses espaços. Temos que estimular o comprometimento e a responsabilidade. Os protestos em redes sociais são um meio ótimo, mas é preciso também converter em ações, fazer-se presente nas discussões”, pontua o bispo.

Imposição de Cinzas abre a programação

Além do lançamento da Campanha da Fraternidade, o dia hoje é também de celebração da Quarta-feira de cinzas em todo o país. Na região, diversas missas estão agendadas e devem reunir milhares de fiéis para receber a imposição das cinzas.

“As cinzas possuem dois significados. O primeiro deles é para lembrar que ‘do pó viemos e ao pó voltaremos’. O segundo é para que, por meio das cinzas, possamos nos converter no evangelho, no amor a Deus e ao próximo”, declara Dom Jacinto.

Em Criciúma, a missa na Catedral São José, às 19h30min, será presidida pelo bispo. Também haverá missa no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, às 19h30min e, no mesmo horário, no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá. A programação completa com os horários das celebrações pode ser encontrada no site da Diocese de Criciúma (www.diocesecriciuma.com.br). 

Preparação para a Páscoa

Toda essa programação especial é, segundo Dom Jacinto, momento para que os cristãos reforcem a sua fé e os ensinamentos de Jesus Cristo. “A preparação para a Páscoa é um convite para que possamos melhorar o nosso coração e o ambiente em que estamos”, observa.

“É tempo de penitência, de fazer jejum, mas não basta apenas se privar daquele alimento, não é só deixar de consumir a bebida, é também para usar aquele dinheiro que vai sobrar para ajudar os asilos, as creches, os mais necessitados”, afirma o bispo.

O religioso comenta que esse é um ponto de partida para que cada vez mais as pessoas criem consciência do seu papel na sociedade. “É importante que, passada a campanha, a pessoa continue forte no seu propósito e que siga comprometido com o próximo pelo resto da vida”, acrescenta. 

Dica de filme

Para aqueles que gostam de saber um pouco mais sobre a história da morte e ressurreição de Jesus Cristo, o bispo também dá uma dica de filme. “O nome do filme é ‘Ressurreição’ e tem na Netflix. É um filme muito bom, é bem recente, e hoje em dia muitas pessoas têm Netflix, então fica mais fácil de assistir”, comenta Dom Jacinto.


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito