Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Feriadões de 2023 devem aquecer setor turístico no Sul catarinense

Carnaval e Páscoa estão entre as principais datas
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 01/01/2023 - 08:45 Atualizado em 01/01/2023 - 09:11
2023 terá nove feriados e cinco pontos facultativos. Foto: Renan Rosso/Prefeitura de Balneário Rincão
2023 terá nove feriados e cinco pontos facultativos. Foto: Renan Rosso/Prefeitura de Balneário Rincão

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após as festas de ano novo, muitas pessoas já começaram a planejar suas viagens para os próximos feriados. E 2023 promete ser bastante positivo em relação às folgas prolongadas: serão nove feriados e cinco pontos facultativos ao longo destes 12 meses, conforme a portaria definida pelo Ministério da Economia.

Neste cenário, os ‘feriadões’ de 2023 devem aquecer o setor turístico das cidades do Sul catarinense. De acordo com o presidente do Colegiado de Cultura e Turismo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Ismail Ahmad Ismail, Carnaval e Páscoa são feriados mais relevantes ao longo do ano e movimentam uma ampla gama de setores. 

LEIA MAIS:

“Vem muitos turistas tanto do Paraná quanto do Rio Grande do Sul para as praias da região. Eles impactam toda a economia: hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas, centros de compras, parques. Acaba impactando diretamente todo o pequeno e microempreendedor que vendem, por exemplo, produtos coloniais e afins”, comenta. 

Os feriados prolongados também marcam presença no segundo semestre. “Ainda tem 7 de setembro (Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora de Aparecida), 2 de novembro (Finados). Esses três últimos caem na quinta-feira, por isso, tem grandes chances das pessoas emendarem em um feriadão”, destaca Ismail. 

Veranistas aproveitam folgas prolongadas

Carnaval está entre os principais feriados que atraem turistas no Sul de Santa Catarina: Foto: Renan Rosso/Balneário Rincão.

O próximo feriado já tem programações recheadas para receber visitantes. Em muitas cidades, as festividades de Carnaval começam já na sexta-feira, dia 17 de fevereiro. Neste contexto, Balneário Rincão deve atrair milhares de veranistas durante cinco dias de folia. Nesta temporada de verão, a população do município deve saltar de aproximadamente 15 mil para 180 mil pessoas. 

CONFIRA TAMBÉM:

Do calçadão às lagoas: O turismo em crescimento de Balneário Rincão

Segundo o diretor de turismo, Fernando Casagrande, o município recebe, além dos turistas, pessoas que têm casa de veraneio na cidade. “Além da virada do ano, tem toda a programação do Carnarincão , que não terá show nacional de grande porte, mas teremos atrações regionais e várias atividades recreativas e esportivas à beira mar. Ainda, tem eventos de corrida e exposição de carros antigos”, conta. 

Turismo além do verão 

Para o setor turístico, a grande vantagem dos feriadões é continuar recebendo visitantes o ano todo, seja no verão ou no inverno. Atraindo turistas a qualquer época, Nova Veneza é um exemplo disso.

“Estamos em período de férias e recebemos um bom número de turistas no mês de janeiro. Eles aproveitam a estadia na praia e vêm visitar Nova Veneza. A grande expectativa fica para feriados e datas comemorativas como: Páscoa, Dias das Mães, Nossa Senhora de Caravaggio, Festa da Gastronomia, no mês de junho”, afirma a presidente da Associação Neoveneziana de Turismo (Anet), Cris Freitas.

Em Nova Veneza, o setor gastronômico é um dos principais beneficiados com os feriadões. Foto: Lucas Sabino/Prefeitura de Nova Veneza.

No trade turístico, o setor gastronômico e hoteleiro são diretamente impactados, além do comércio em geral e outros empreendimentos. “Nós temos uma boa expectativa para o ano de 2023 com uma crescente no setor, principalmente com turistas vindos do nordeste. Em meses como junho, que comemora a Festa da Gastronomia Típica Italiana, há superlotação de hotéis de Nova Veneza e região”, enfatiza a presidente.

Desta forma, a Anet e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo estão preparando um calendário para 2023 que inclui, além da Festa da Gastronomia Típica Italiana, eventos pontuais em datas comemorativas e festivais gastronômicos e culturais.

Confira a lista de feriados e pontos facultativos em 2023:

  • 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);
  • 20 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);
  • 21 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);
  • 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);
  • 7 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 8 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro, Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional); e
  • 25 de dezembro, Natal (feriado nacional).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito