Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Feirão do Imposto discute ICMS sobre combustíveis

O evento acontecerá neste sábado das 11h às 17h, no Espaço Coworking do Nações Shopping
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 27/05/2022 - 15:20
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As Associações de Jovens Empreendedores (AJEs) de todo o Brasil se preparam para o 20° Feirão do Imposto, que, neste ano, tem como um dos principais temas o ICMS sobre os combustíveis. Em Criciúma, o evento acontecerá neste sábado, dia 28, das 11h às 17h, no Espaço Coworking do Nações Shopping. 

A iniciativa tem como proposta debater a eficiência na gestão dos recursos públicos e informar à população sobre a alta carga tributária. “O objetivo principal do feirão é levar informação sobre nosso sistema tributário, principalmente, sobre os impostos que recaem sobre produtos que consumimos todos os dias”, explicou a diretora executiva e jurídica da AJE de Criciúma, Larissa Sônego. 

De acordo com a profissional, a ação visa passar informações que a população muitas vezes desconhece. “É aí que está a grande importância do feirão, conscientizar, levar ao público conhecimento, pois é somente a partir dele que conseguiremos transformar e mudar nosso sistema”, frisou.

No local, também haverá um impostômetro em tempo real, demonstrando o quanto a população brasileira já pagou de impostos em 2022. No momento, o número está na casa do 1,17 trilhão em impostos pagos. 

Para a diretora executiva, prestar esses dados a população é um caminho necessário para mudar a realidade fiscal do Brasil. “Não existe uma sociedade bem desenvolvida sem ter o mínimo de educação fiscal”, destacou Larissa. Um dos objetivos é mostrar e explicar ao público porque o sistema tributário brasileiro é considerado um dos piores do planeta.

O Feirão do Imposto

Criado em Santa Catarina em 2002, o projeto foi uma iniciativa do Núcleo de Jovens Empreendedores de Joinville. Atualmente é organizado pelo Conselho Nacional dos Jovens Empreendedores (Conaje), junto ao Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc), braço jovem da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Até o ano de 2015, a CONAJE realizava, além do Feirão do Imposto, o Dia de Liberdade de Impostos. Os projetos foram unificados com o objetivo de concentrar esforços numa única ação com o mesmo foco, escolhendo o mês de maio para realização da ação, devido ao Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte.

A cada edição, o Feirão do Imposto tem um tema como foco principal, além de ter na sua essência a disseminação da informação tributária de forma simplificada à população, trazendo luz a alta carga tributária que contribuintes e empresas pagam, permitindo que sejam mais exigentes quanto ao retorno dos impostos pagos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito