Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Famílias serão contempladas com melhorias sanitárias em residências

Casas sem banheiros ou com instalações precárias serão alvos de investimento que somará R$ 291 mil
Por Redação Forquilhinha, SC, 21/10/2019 - 19:03
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A situação de 19 famílias desprovidas de banheiro na sua residência ou com a existência em condições precárias vai mudar em Forquilhinha. O prefeito Dimas Kammer e o vice Félix Hobold entregaram a ordem de serviço nesta segunda-feira, 21, para a empresa MCF Construções iniciar as obras de melhorias sanitárias domiciliares.

Mais de R$ 291 mil vão ser investidos nestas obras realizadas por meio de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). As melhorias incluem o sistema de tratamento de esgoto, conjunto sanitário com caixa de água acoplada, filtro de barro e recipientes para a coleta seletiva de resíduos sólidos.

A Secretaria de Assistência Social foi a responsável pelo levantamento de dados e indicar os locais que necessitam deste auxílio do Poder Público. Das 19 obras a serem realizadas, 14 delas ficam no bairro Cidade Alta. “O convênio entre o Governo Municipal e a Funasa é bem-vindo, pois estas obras vão proporcionar melhores condições de saúde e higiene para estas famílias que precisam de ajuda”, salienta o prefeito Dimas Kammer.

Inovações no Sistema

As melhorias vão trazer um diferencial na questão do Sistema de Esgotamento Sanitário, que trata e reaproveita os nutrientes dos efluentes. Nos locais vão ser implantados o círculo de bananeiras e a bacia de evapotranspiração.

O círculo de bananeiras é uma tecnologia apropriada para destinação das águas cinzas provenientes da cozinha, lavagem de roupa e banho. É considerado um sistema ideal para o reuso das águas servidas no local da geração deste esgoto.  

Já a bacia de evapotranspiração, conhecida popularmente como “fossa de bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água negra, aquela usada na descarga de sanitários convencionais. Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito