Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Extensão da Via Rápida: Projeto está em fase de conclusão

Os últimos ajustes estão sendo feitos para que a proposta esteja dentro do valor orçado
Por Giovana Bordignon Balneário Rincão, SC, 09/06/2022 - 17:33 Atualizado em 09/06/2022 - 17:54
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O projeto técnico para a extensão da Via Rápida em direção ao Balneário Rincão está em fase de conclusão. Os últimos ajustes estão sendo feitos para que a proposta esteja dentro do valor orçado e de acordo com o melhor modelo de licitação. Segundo o superintendente da Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina, Dagoberto Arns, não há uma previsão para início das obras, porque as tramitações não foram concluídas.

Leia também: Extensão da Via Rápida: licitação deve ser lançada em agosto

“Sem projeto não tem obra”, pontuou o superintendente. Para ser finalizado, o documento precisa se adequar à demanda e situação da via. “A ideia é justamente isso, ter uma rodovia que atenda às necessidades características daquilo que está se propondo, mas, ao mesmo tempo, ter um valor que seja adequado dentro das condições que podem ser realizadas na obra”, explicou.

Planejamento inicial

O projeto inicial, elaborado e sob revisão do Iparque da Unesc, prevê cerca de nove quilômetros, em pistas duplas, com cinco viadutos e uma ponte no trajeto, além de iluminação de todo o trecho. O traçado leva em consideração as características topográficas, condições geotécnicas e fundiárias, além do melhor eixo de desenvolvimento regional.

Desde 2019, vem sendo discutida a extensão da Via Rápida. O objetivo é deixar o trânsito mais fluido, duplicando a rodovia e implantando cinco viadutos no trecho. A proposta é iniciar no final da Via Rápida, na BR-101, com uma alça no sentido Sul, ficando a cerca de 600 metros da via atual (Acesso Sul) e seguindo em paralelo a esse trecho. O investimento previsto é de R$ 135 milhões, em um prazo de execução de três anos.

Acesso à Via Rápida na Terceira Linha

Após anos de reinvindicação popular para que fosse feito uma “alça” de acesso a Via Rápida na comunidade da Terceira Linha, em Içara, o projeto vai entrar em licitação no próximo dia 27. “Com isso, a gente conclui a última etapa que faltava e conseguimos concluir essa obra importante”, comentou Dagoberto.

Relembre: Comunidade Terceira Linha fecha acesso à Via Rápida

Esse era um pedido antigo dos moradores da região. Com a licitação feita, a obra leva, em média, três meses para ser concluída, com uma estimativa de R$ 1,5 milhão em investimentos. “Não tem nenhum empecilho. Se der tudo certo na licitação a conclusão será esse ano ainda”, concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito