Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Expomais, as cidades do futuro e soluções

Consultora Ana Carla Cainha abordou as mutações do mundo e os desafios que elas impõem
Por Redação Criciúma, SC, 17/10/2018 - 22:58 Atualizado em 17/10/2018 - 23:02
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O futuro mudou e, com ele, o conceito de cidades criativas surge em meio às discussões de uma economia diferente, focada na inovação. Profissões morrem, outras nascem e, dentro desse contexto, o que nós podemos esperar? O assunto foi debatido na Expomais com a consultora em economia criativa Ana Carla Fonseca Cainha. Segundo ela, diante de um mundo em constante mutação é preciso saber onde ir.

A criação de cidades criativas contribui para o desenvolvimento de habilidades para o futuro, tanto no desenvolvimento de habilidades para o futuro tanto no desenvolvimento urbano e mercado de trabalho. Para que isso aconteça, é preciso unir setores. “É preciso agir junto, trabalhando governo, empresas, cidades, academia e sociedade civil”, afirmou a especialista. “Temos que encarar o futuro de frente, e fazer das cidades aliadas. Para isso, devemos ler os desafios urbanos como vocações econômicas potencias”, emendou Ana Carla.

Sobre o futuro do trabalho, Ana apontou que metade das atividades profissionais atuais serão automatizadas nos próximos anos. “Para lidar com o futuro do trabalho é preciso exercitar habilidades básicas, como inteligência emocional, capacidade de lidar com os outros, competência em negociação e flexibilidade cognitiva”, destacou. “São competências que você sempre deve carregar na mala, mesmo sem saber para onde você vai viajar”, brincou.

Sustentabilidade e o futuro

Shelley Carneiro, assessor especial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), esteve na Expomais para debater sobre sustentabilidade e futuro. “Em um mundo tão integrado pelos processo de informática, é preciso lidar com a multidisciplinaridade de forma conjunta”, observou. “Nós estamos indo para um mundo totalmente diferente, que sofre mudanças por meio de novas tecnologias e movimentos da sociedade”, detalhou Shelley. “Precisamos nos apoiar no conhecimento contínuo, unindo setores em prol do desenvolvimento”, reforçou.

A programação da Expomais será concluída hoje na Acic. O evento, com foco nas tendências de mercado em Marketing, Administração, Inovação e Sinergia é uma cocriação da Acic, CDL, Esucri, IFSC, Satc, Sebrae, Senac, Senai e Unesc, com apoio de Betha Sistemas e Sicredi.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito