Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Eu passei por isso, meu esposo faleceu de Covid-19”, diz secretária da Fecam

Fecam busca acordo com Governo de SC para compra de vacinas ainda em janeiro de 2021
Por Paulo Monteiro São Paulo - SC , 11/12/2020 - 09:07 Atualizado em 11/12/2020 - 09:10
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) assinou nesta quinta-feira, 10, o protocolo de intenções com o Governo de São Paulo e o Instituto Butantan que garante a possibilidade de compra da Coronavac, vacina para Covid-19, a partir do dia 25 de janeiro. Em entrevista concedida ao programa Adelor Lessa nesta sexta, a prefeita de São Cristóvão e 1ª Secretária da Federação, Sisi Blind, reforçou uma busca constante pela imunização no estado.

“Eu passei por isso, meu esposo faleceu de Covid-19 em 17 de agosto, sei o que é a dor de se perder entes queridos. Estou em busca de uma solução enquanto município. Temos recursos para Covid-19, para fazer essa batalha de atendimento precoce e de pessoas que chegam com complicações, e vamos unir esses recursos”, disse Sisi.

Confira também - Coronavac: Fecam assina protocolo de intenções com o Butantan 

O contrato da Fecam com o Butantan garante que os municípios de Santa Catarina possam comprar o Coronavac assim que ele estiver legalizado pela Anvisa e liberado para imunização. Ainda nesta sexta-feira, a Fecam realizará uma reunião online com o Governo de SC em busca de uma parceria, para que o Estado também entre na negociação de compra das vacinas assim que liberadas.

“Queremos conversar com o governador, gostaríamos de colocar a nossa angústia e a situação de agora, diante do fato que é possível acessar uma vacina para iniciar a imunização, especialmente para as equipes de saúde que estão adoecendo. Esse diálogo com o governador é de extrema importância para que avancemos nesse processo, e que sejamos parceiros para colaborar”, afirmou.

A responsabilidade de imunização da população é, acima de tudo, do Governo Federal - que prevê o início da vacinação para Covid-19 em março do próximo ano. Ainda sim, os municípios possuem autonomia para realizarem esse processo de imunização, e é por isso que a Fecam busca o apoio do Governo do Estado.

Segundo Sisi, cada dose da vacina Coronavac irá custar U$ 10,40. “Os municípios vão conseguir recursos sim, porque vão priorizar a compra da vacina, porque dependemos dela para salvar vidas, e nós na ponta sabemos o que isso significa”, comentou. “Em fevereiro poderemos estar imunizando as equipes de saúde”, completou.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito