Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

ETE avança. Falta a compensação

Estação de esgoto em obras na Vila Selinger. Evolução depende de melhorias exigidas nos bairros
Por Fagner Santos Criciúma, SC, 24/10/2018 - 08:17
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vila Selinger, na região da Linha Batista, vai sair do papel. Com previsão para finalização em dezembro de 2019, as obras foram iniciadas em julho e seguem agora o processo de terraplanagem. Entretanto, as comunidades dos bairros Demboski, Linha Batista, Linha Anta e Vila Selinger, principais afetadas pela unidade, ainda trazem uma reivindicação: o início das obras compensatórias de pavimentação da Rodovia Leonardo Bialecki, na Linha Batista, e Rua São Cristóvão, parte da SC-443, que liga Criciúma a Morro da Fumaça. As obras afetarão mais de 30 mil moradores de nove bairros no entorno da Próspera.

Em busca da compensação

Em reunião com a comunidade na última sexta-feira, o vereador Zairo Casagrande (PSD) acompanhou as exigências. “O temor da população é que a ETE seja concluída e as obras compensatórias não sejam ao menos iniciadas”, expôs. 

Com as chuvas de setembro, a terraplanagem para a implantação da ETE acabou sendo atrasada, enquanto os moradores esperavam o início das pavimentações. “Outra questão a ser vista é a quantidade de poeira com a movimentação dos caminhões”, complementou Casagrande. Na reunião, o deslocamento de um caminhão-pipa para amenizar o problema foi sugerido.

Vereador Zairo Casagrande acompanha o caso / Foto: Guilherme Hahn / A Tribuna

Dinheiro em caixa, obras sem previsão

O total das pavimentações para compensação atinge os R$ 10 milhões, que já começaram a ser pagos pela Casan à Prefeitura em 16 parcelas mensais de R$ 625 mil. A empresa responsável pela implantação da ETE é a Itajuí Engenharia de Obras Ltda, de Curitiba, enquanto a empresa que cuidará das obras compensatórias ainda não foi definida. De acordo com o município, é necessário que os envelopes com as propostas das empresas participantes da licitação para a construção sejam abertos para que uma data de início seja estipulada.

A abertura dos envelopes ocorre às 15h de hoje, na Sala de Licitações do Paço. A licença ambiental para a execução das obras foi liberada pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Parte integrante do projeto de execução da ETE da Vila Selinger, a rede de esgotos da Próspera segue para sua fase final. “O que resta agora é a implantação das plataformas elevatórias”, afirmou o superintendente Sul Serra da Casan, Vilmar Bonetti. “Elas vão transportar o esgoto, através do emissário final, até a Vila Selinger, onde será tratado”, complementou. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito