Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estado retém verbas para hospitais, afirma deputado

"Não vou deixar que culpem o Bolsonaro", diz Jessé Lopes. Debate resgata troca de farpas recente entre deputados Minotto e Daniel
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 23/06/2020 - 16:58 Atualizado em 23/06/2020 - 17:01
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O deputado Jessé Lopes (PSL) fez defesa do Governo Federal sobre repasses de verbas para hospitais em Santa Catarina, em manifestação na tribuna da Assembleia Legislativa (Alesc) na tarde desta terça-feira, 23. "Após o deputado do PDT (Rodrigo Minotto) cobrar e culpar o Governo Federal pela não abertura de leitos de UTI em Santa Catarina, mostrei que ele está errado", disse Jessé, que postou o conteúdo em sua rede social.

"Acabei de denunciar em sessão na Alesc que 16 hospitais de Santa Catarina ainda não receberam um total de R$ 20,4 milhões para abertura de leitos de UTI, recursos já repassados pelo Governo Federal", afirmou Jessé. "Esse dinheiro, que é um valor extraordinário, acima do normal, já está nas mãos da Secretaria de Saúde do Estado, que ainda não fez os devidos repasses para o destino final, no caso, os hospitais de gestão estadual", frisou. "Não vou deixar que culpem o Bolsonaro por omissão. Ele está sim fazendo muito bem a parte dele", completou.

Minotto cobrou

Na última quarta-feira, 17, Minotto disse, na Alesc, que estava preocupado com a habilitação de novos leitos de UTI em Santa Catarina. Após reunião com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, ele disse ter sido informado sobre a implantação de 372 leitos de UTI para combate à Covid-19. "Santa Catarina tem neste momento 57 leitos em processo de habilitação, e outros 69 prontos para serem enviados ao governo federal. Mas infelizmente o governo do Estado está encontrando dificuldade no Ministério da Saúde. A intenção, segundo expressou o secretário, é buscar o credenciamento de mais 300 leitos de UTI”, disse, na ocasião.

Na mesma oportunidade, Minotto apelou aos deputados alinhados com o Governo Federal para que colaborassem para destravar o processo. “Felizmente ainda não estão faltando leitos de UTI no nosso Estado, mas é preciso celeridade neste trâmite em Brasília. Faço um apelo aos deputados que têm mais proximidade para contribuir nesta interlocução no Ministério da Saúde”, reforçou.

Daniel rebateu

O discurso de Minotto foi rebatido pelo deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC). “Sou testemunha que a bancada federal, assim como o próprio Ministério da Saúde, não tem medido esforços para encaminhar recursos para serem empregados na contenção do vírus. O objetivo principal sempre foi e sempre será salvar vidas. Faço questão de mostrar os números fracionados dos investimentos onde os valores foram aplicados. Santa Catarina, até agora, já recebeu mais de 1 bilhão de reais do Governo Federal; resultado tanto dos parlamentares que atuam em Brasília, que o deputado insistiu em desabonar, quanto do Presidente Jair Bolsonaro”, apontou.

Daniel classificou a fala de Minotto de "infeliz". “O deputado estadual afirmou categoricamente que o Ministério da Saúde, assim como o Governo Federal, não está dispondo de auxílios ao nosso Estado para ajudar a conter a pandemia. E disse mais: que a bancada federal pouco fez ou faz diante desta tragédia que está assolando a todos. Pois bem, como Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense e Deputado Federal, afirmo que isso é uma mentira irresponsável”, salientou.

Minotto retrucou os comentários de Daniel Freitas. “Não há uma vírgula que falei que o Governo Federal não ajudou Santa Catarina. Isso é obra de ficção da cabeça do deputado federal. Limitei-me a tratar dos leitos de UTI, e isso o próprio coordenador da bancada catarinense em Brasília confirmou num dos poucos momentos de sobriedade, lucidez e equilíbrio em sua fala desastrosa a meu respeito. Se colocar a mão na consciência, faria uma retratação tamanha agressividade que demonstrou”, respondeu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito