Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Espetáculos de Natal aquecem economia das cidades

Comerciantes aproveitam movimentação para atrair consumidores aos seus estabelecimentos
Por Bruna Borges Cocal do Sul, 14/12/2018 - 08:40
Daniel Búrigo / A Tribuna
Daniel Búrigo / A Tribuna

Chegada a época de Natal, as lojas das cidades começam a receber o movimento mais intenso de clientes em busca de todo tipo de produto. Os bares e restaurantes também aproveitam as festas de fim de ano para lucrar um pouco mais. Para além do aumento natural das vendas, alguns municípios estão apresentando um crescimento ainda maior de consumidores por um motivo especial: a programação de eventos natalinos.

Assim acontece em Cocal do Sul, que realiza há 19 anos o tradicional Cocal Luz. Este ano as atrações realizadas pela Administração Municipal começaram no último domingo e a partir de agora todos os dias haverá algum tipo de entretenimento na área central da cidade. O comércio da cidade acompanha a programação e mantém suas portas abertas para receber os clientes.

“O Cocal Luz é um incentivo a mais para o comércio da cidade. Tanto para as lojas quanto para os restaurantes, as lanchonetes, porque as pessoas vêm assistir as apresentações, aproveitam para comprar seus presentes e acabam fazendo um lanche, jantando aqui”, comenta o prefeito Ademir Magagnin. 

Decoração atrativa

Além das atrações musicais – com bandas, duplas e corais –, de dança e também os brinquedos infláveis colocados à disposição da criançada, chama a atenção a decoração, com luzes e enfeites, especialmente na praça em frente à igreja matriz Nossa Senhora da Natividade.

“A gente percebe que toda essa programação e a decoração acabam atraindo também de pessoas de outras cidades. Já vimos aqui pessoas de Urussanga, Morro da Fumaça, Siderópolis. E não tenho dúvida de que esse público também aproveita para fazer compras em Cocal do Sul”, afirma Magagnin.

Comerciantes animados

Os reflexos são percebidos pelos comerciantes, conforme conta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cocal, Valmício De Pieri. “Os lojistas estão muito satisfeitos com essa programação preparada pelo governo municipal e pela cooperativa. E o nosso comércio está abastecido de A a Z, com expectativa de ter um Natal muito melhor do que o dos últimos anos”, projeta De Pieri.

A programação que foi montada, de acordo com o presidente da CDL, atrai todos os tipos de público. “Nós temos atrações todos os dias até o dia 24 de dezembro, com banda de rock, pop, sertanejo, corais, apresentações infantis, apresentações de idosos. E temos o trenzinho de Natal, que começou aqui em Cocal e é um grande sucesso. Tudo para que a população aproveite o fim de ano e o nosso comércio”, pontua. 

Resgate do espírito natalino e econômico

Orleans é mais um exemplo de cidade da Região Carbonífera que apostou em decoração e apresentações natalinas. O desfile com mais de 400 integrantes realizado no município tem atraído milhares de pessoas a cada edição. Segundo o prefeito Jorge Koch, a primeira intenção é de resgatar o espírito e a magia da época. 

“Nós entendemos que havia um vácuo nas prefeituras aqui da região em decoração de Natal e aproveitamos o momento, fizemos um investimento de mais de R$ 300 mil para motivar a nossa população, principalmente a cristã, nesse momento natalino”, afirma Koch. 

Apesar de ser focado especialmente nas crianças, o Natal dos Sonhos de Orleans está resgatando, também, a motivação para as compras na cidade. “O nosso comércio é muito forte na cidade, mas percebemos que ao longo do tempo as pessoas estavam perdendo a vontade de adquirir os produtos aqui, porque existe uma concorrência muito grande nas cidades perto de Orleans e nas compras online”, pontua o prefeito. 

“Então, quisemos cada vez mais investir no Natal para incentivar o nosso comerciante a melhorar o seu mix de produtos e fazer com que ele fique motivado a decorar suas lojas e colocar seus produtos a preços competitivos. E os lojistas estão com a boca na orelha, porque Orleans fez um belo Natal e isso faz com que todos entram no clima”, declara. 

“A gente tem acompanhado e monitorado com pesquisa de satisfação e sabemos que os lojistas, pessoal de restaurantes, os bares, os pubs, estão felizes porque há uma movimentação grande de pessoas”, comenta Koch. “Os lojistas precisam ter esse carvão que queima a energia do comércio, para que eles possam adquirir produtos, melhorar suas vitrines e fazer boas vendas”, conclui o prefeito de Orleans.