Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entenda como será o curso técnico das escolas estaduais em SC

CaTec oferecerá 40 mil vagas para estudantes do ensino médio
Por Redação Criciúma, 08/02/2024 - 17:05 Atualizado em 08/02/2024 - 17:09
Foto Roberto Zacarias/Secom
Foto Roberto Zacarias/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O ano de 2024 marca o início do curso técnico voltado aos estudantes das escolas estaduais de Santa Catarina. Chamado de "CaTec" (abreviação de "Catarinense Técnico"), a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação será integrada ao ensino médio.

O programa foi desenvolvido para oferecer aos jovens uma formação mais abrangente, que não apenas complemente sua educação regular, mas também os prepare para o mercado de trabalho com habilidades técnicas específicas.

Como funcionará o CaTec?

A proposta do CaTec é possibilitar que os estudantes da rede estadual de ensino finalizem o ensino médio já com uma formação técnica. Isso significa que, além das disciplinas tradicionais, os alunos terão a chance de cursar especializações técnicas que os qualificarão para o mercado de trabalho imediatamente após a formação.

Cursos oferecidos

O programa oferecerá dez cursos técnicos em áreas como administração, logística, contabilidade, comércio e marketing, com uma carga horária mínima de 800 horas. A seleção desses cursos foi feita com base nas vocações econômicas de cada região do estado, visando alinhar as oportunidades de formação com as demandas do mercado local.

Matrícula e início das aulas

As matrículas para os cursos técnicos serão feitas online, de 21 a 23 de fevereiro de 2024, pelo portal matriculaonline.sed.sc.gov.br. As aulas dos cursos técnicos ocorrerão no contraturno do ensino médio, permitindo que os estudantes conciliem ambas as formações sem prejuízo à carga horária regular. As aulas estão programadas para começar em março de 2024.

Capacidade e impacto

A implementação do CaTec visa disponibilizar cerca de 40 mil vagas em cursos técnicos, atendendo a uma demanda crescente por profissionais qualificados em diversas áreas. A educação técnica, ao ser integrada ao ensino médio, promete abrir novos horizontes para os estudantes, oferecendo-lhes uma vantagem na busca por emprego e no desenvolvimento de suas carreiras.

A intenção do Governo do Estado é chegar a 2026 com 100 mil vagas no ensino técnico.

Demanda de mercado

O Governo do Estado avalia que o mercado de trabalho vem demonstrando uma necessidade crescente por profissionais com formação técnica especializada. Ao proporcionar essa formação junto com o ensino médio, o CaTec quer facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina, suprindo as empresas locais com mão de obra qualificada.

“Estamos fazendo uma grande transformação na educação de Santa Catarina. Esses cursos técnicos gratuitos vão dar a oportunidade para milhares de jovens saírem do ensino médio com o pé no mercado de trabalho. O ensino técnico é mais uma oportunidade, assim como já criamos o Programa Universidade Gratuita. Isso motiva o jovem e garante oportunidade de emprego, melhora de vida dele e da sua família”, destacou o governador Jorginho Mello.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito