Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entenda como a atuação da Guarda Municipal em Joinville pode servir de exemplo para Criciúma

Programa Adelor Lessa recebeu o prefeito do município, Adriano Silva

Por Vitor Ávila 10/07/2024 - 10:06 Atualizado em 10/07/2024 - 15:02
Foto: Vitor Avila/ 4oito
Foto: Vitor Avila/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em tempos que se discute a volta da Guarda Municipal em Criciúma nesse período pré-eleitoral, o Programa Adelor Lessa recebeu o prefeito de Joinville, Adriano Silva, que além de outras pautas, falou sobre o funcionamento da Guarda na cidade. Segundo Silva, ela é parte fundamental para a segurança do município que atualmente é o sétimo mais seguro do país entre os com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes.

"A Guarda Municipal foi criada em 2015, na gestão anterior e eu confesso que era crítico em relação a isso também. Até porque, quando a gente pensa que as forças de segurança são do Estado, você trazer mais um custo ao município, isso pode alinerar demais o município. Mas depois, enquanto prefeito, eu comecei a perceber o resultado que a guarda trouxe para a cidade", ressaltou Silva.
 

Ouça a entrevista: (matéria continua após o áudio)

Como funciona a Guarda Municipal em Joinville:

De acordo com Silva a Guarda Municipal atualmente tem papel fundamental na segurança da cidade."Ela iniciou com uma atribuição meramente para fazer o trabalho em órgãos públicos, por exemplo, cuidar do patrimônio público e cuidar de praças. Mas hoje a guarda municipal foi reconhecida pelo STF com uma força de segurança tal qual uma polícia. Então, eles podem ter o poder de prisão, eles são armados", explicou.

Em Joinville segundo o prefeito, a Guarda Municipal tem funcionamento efetivo nas escolas da cidade. "Nós temos 170 escolas, são 77 mil alunos. Só no ano passado foram mais de 400 ocorrências que as diretoras chamaram para a Guarda Municipal poder estar presente", apontou.

A atuação da Guarda no município ajuda também nas intervenções em praças públicas. Segundo Silva, houveram 40 detenções de pessoas que se fingiam de moradores de rua, mas na verdade eram fugitivos da polícia.

A Guarda também é treinada para trabalhar no trânsito em Joinville. "Eventualmente, se existe uma necessidade de grande porte de trânsito, eles podem atuar . Mas, a princípio, nós temos um time específico e os agentes de trânsito que não são armados", ressaltou Silva.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito