Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entenda a polêmica lei que previa o sacrifício de cães abandonados

Medida, que foi aprovada no final de 2017, pela prefeitura de Jaborá, foi revogada recentemente
Por Clara Floriano Jaborá - SC, 14/01/2018 - 20:27
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nos últimos dia uma lei ganhou repercussão em todo Santa Catarina e gerou grande polêmicas nas redes sociais. Isso porque a Lei Municipal n° 1.604 que foi sancionada no dia 19 de dezembro de 2017 pelo prefeito Kléber Mércio Nora, de Jaborá, meio-oeste catarinense, previa que animais encontrados soltos ou abandonados e sem responsável seriam deveriam ser apreendidos e levados ao depósito municipal. No local, o animal passaria pela a avaliação de um médico veterinário que determinaria o procedimento adotado.

Caso o animal tivesse tutor, ele deveria se apresentar em até três dias. Após isso o cão iria para a adoção e sete dias depois, se não fosse adotado, o município poderia sacrificá-lo. A medida teria como objetivos o controle da população de animais, e a prevenção e controle de zoonoses no município.

A Lei causou tanta polêmica, sobretudo entre grupos e ONGs de proteção animal que a Prefeitura decidiu revogá-la. Confira a nota de esclarecimento:

NOTA À IMPRENSA E À SOCIEDADE

Em virtude da polêmica gerada, a Administração Municipal de Jaborá torna público que a Lei 1604/2017 será revogada na sua totalidade e que posteriormente será realizado um estudo mais amplo e aprofundado sobre um novo programa de controle de zoonoses a ser implantado do Município.

Esclarece ainda que, ao contrário do que algumas pessoas e entidades estão divulgando, desde a entrada em vigor da Lei e em nenhum momento anterior, qualquer animal foi recolhido e muito menos eutanasiado para fins de controle populacional.

ADELIR MANOEL INÁCIO

Prefeito Municipal em Exercício

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito