Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entenda a diferença entre gestor e administrador com o presidente da CRA/SC

Djalma Henrique Hack contextualiza as duas profissões e o cenário da região
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 26/05/2022 - 17:25
Foto: Manuela Silva / 4oito
Foto: Manuela Silva / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma crescente falta de profissionais qualificados que exerçam a atividade de administrador de empresas está afetando negativamente o mercado. Segundo o presidente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA/SC), Djalma Henrique Hack, é necessário que haja um especialista no assunto dentro das instituições.

Entrevista com o presidente do CRA inicia em 23:41. Confira:

“Os empresários acabam tendo que fazer a gestão do seu negócio e, por não terem conhecimento, acabam tendo problemas”, explicou Hack. “Na pandemia nós vimos muitas empresas quebrando, porque não tinham gestão do fluxo de caixa, de planejamento comercial, de pessoas, e é isso que o administrador faz”, completou.

Segundo ele, hoje, em Criciúma, existe uma falta de pessoas qualificadas para preencher vagas existentes, e esse déficit reflete em empresas de todo o Brasil. É comum, em empresas familiares, que qualquer membro preencha essa vaga, sem ter experiência na área.

“Nas micro e pequenas empresas, a maioria dos empresários são gestores, não são administradores, mas eles procuram os administradores para ajudá-los na administração. Em médias e grandes empresas, essas já têm uma estrutura, onde contratam administradores”, relatou o presidente do CRA.

Com disso, ele reforça que muitos problemas econômicos poderiam ser evitados em todo o país. “Nós defendemos a bandeira de que o nosso país estaria muito melhor se nós tivéssemos o papel de um administrador público como uma profissão efetiva. O presidente deveria ter um administrador público ao lado dele”, recomendou.

Djalma também explica que, para ser um administrador, é preciso estar devidamente registrado no CRA. “Aquele que faz faculdade de Administração não é administrador, é bacharel em Administração”, reforçou. “O dono de loja é um gestor daquele negócio, o administrador é aquele que estuda, faz o bacharelado e registra no seu Conselho”. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito