Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Empresários catarinenses estão confiantes para reabertura comercial na segunda

Presidente da Facisc, Jonny Zulauf, afirma que secretaria de Saúde disse ter leitos suficientes para internações emergenciais
Por Heitor Araujo 09/04/2020 - 08:19 Atualizado em 09/04/2020 - 08:22
Movimentação no entorno da Praça Nereu Ramos no dia 18 de março, quando decreto foi anunciado (Foto: Arquivo / 4oito)
Movimentação no entorno da Praça Nereu Ramos no dia 18 de março, quando decreto foi anunciado (Foto: Arquivo / 4oito)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Empresarios e comerciantes preparam-se para a reabertura comercial na segunda-feira, 13. É o que afirma o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta quinta. De acordo com Jonny, a perspectiva de reabertura se concretizou após reuniões em que a secretaria de Saúde confirmou de que há leitos suficientes de retaguarda para internações emergenciais de Covid-19.

"As perspectivas eram concretas sobre dados da própria secretaria da Saúde, que está com indicadores bastante positivos de controle da pandemia em Santa Catarina e se isso concretizar, vamos abrir o comércio na segunda-feira, com algumas definições, por exemplo sobre o shopping, ainda a serem decididas", disse Jonny.

O Estado segue com a curva ascendente de novos casos de coronavírus. O governo do Estado segue a recomendação do ministério da Saúde, de aguardar até o dia 13 para definir as estratégias adotadas a seguir, se libera ou não o comércio. A volta do transporte coletivo e das creches está descartada. O presidente da Facisc opina que o decreto liberando o comércio deve sair na sexta-feira ou no domingo, para reabertura das lojas na segunda.

"Não se vê nada de ontem pra hoje e de hoje para amanhã fora da previsibilidade, nós temos a convicção de que será reaberto. Se o empresário não está conseguindo vender, tem muitas pessoas que precisam de alguns produtos que já estão acabando nas casas. Está em fervo o familiar que tem o pequeno negócio e não pode mais enfrentar essa condição", alega Jonny.

Segundo Jonny, há movimentação de empresários do transporte coletivo para iniciar as conversas sobre o retorno do setor. "Nós temos o alento de poder abrir (as lojas). O deslocamento é outra fase. Apresentamos sugestões, de representantes do transporte coletivo, o pedido de reabertura com exigências severas. Só embarca se estiver usando máscara e as empresas de ônibus dariam a cada passageiro uma luva descartável. É uma condição que está sendo estudada pela secretaria de Saúde", concluiu Jonny. 

Com a chegada dos 1 mil testes rápidos, Criciúma saltou de 29 para 38 casos positivos de Coronavírus. Em Santa Catarina, boletim atualizado na noite de quarta-feira, eram 501 casos confirmados, com 17 óbitos. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito