Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em um semestre, 1,8 mil presos e apreendidos na região

Número apresentado pelo 9º BPM aponta para a produtividade da Polícia Militar em Criciúma e municípios vizinhos
Por Redação Criciúma, SC, 07/07/2020 - 16:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em seis meses, 1.808 presos pela Polícia Militar em Criciúma e municípios atendidos pelo 9° Batalhão de Polícia Militar, que são Forquilhinha, Siderópolis, Nova Veneza e Treviso. O dado consta da prestação de contas semestral divulgada pelo tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, comandante do 9º BPM. "Prendemos 1.808 pessoas em conflito com a lei, entre adultos detidos e adolescentes apreendidos, em todo o semestre", confirmou o oficial. Isso confere ao Batalhão uma média de 300 prisões mensais, ou dez por dia.

A PM também se destaca na recuperação de carros furtados. "Foram 154 veículos", relatou o comandante, além de 45 armas de fogo retiradas de circulação e 837 munições de diversos calibres apreendidas. A apreensão de drogas no 9º BPM acumulou 109 quilos de maconha, 19 quilos de cocaína, três quilos de crack, 1,5 quilo de skank, 303 comprimidos de ecstasy e MDMA além de 46 pés de maconha.

Covid-19

A força da Polícia Militar também tem sido importante na prevenção ao novo coronavírus. Na Operação Covid-19, foram realizadas, desde 18 de março até 3 de julho, 3.578 fiscalizações preventivas. "Comparado com os municípios de Joinville, Florianópolis e Blumenau, Criciúma é a cidade do Estado com o maior número de ações, voltadas para fiscalização em época de pandemia, tendo executado 1.664 fiscalizações", enumerou o coronel Dimitri.

A produtividade vai além, avançando na prevenção. "O 9º BPM é considerado uma das Unidades da Polícia Militar de Santa Catarina que mais realiza visitas preventivas dentre todos os Batalhões do Estado, fato este a ser enaltecido, pelos excelentes números apresentados pelos seus policiais militares" elogiou o comandante. Somente em 2020, até o dia 30 de junho, foram realizadas 5.721 visitas preventivas em estabelecimentos comerciais, 478 em escolas, 260 em residências e condomínios e 487 visitas preventivas no Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. "O 9º BPM tem atualmente, cerca de 59 mulheres sendo atendidas com medidas protetivas de urgência, expedidas pelo Poder Judiciário", referiu.

Envolvimento da comunidade

A Rede de Vizinhos é outra iniciativa de sucesso na região. "São, atualmente, cerca de 184 células em Criciúma, tendo um acréscimo de 46 redes, comparado ao ano de 2019. São 21 redes de Vizinhos em Forquilhinha, 17 em Siderópolis, 16 em Nova Veneza, 8 em Treviso, congregando mais de 15.693 pessoas nesta Rede do Bem e na parceria com a Polícia Militar", sublinhou o coronel Dimitri. Criciúma conta com sete Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG’s), nos setores do Centro, Mina do Mato, Próspera, São Luiz, Quarta Linha, Santa Luzia e no Distrito do Rio Maina. "Também há CONSEG´s nas cidades de Siderópolis, Nova Veneza e Treviso", completou o comandante.

“Todo este trabalho só é possível, pela dedicação diuturna da tropa, a qual é referência na Polícia Militar de Santa Catarina. Os resultados positivos, são o reflexo do trabalho de excelência que está sendo feito na área do Batalhão, em parceria com a comunidade as instituições”, finalizou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito