Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em situação de emergência, Araranguá realiza abertura de canal em rio e abriga desalojados

Fortes chuvas dos últimos dias provocaram cheias em vias públicas do município
Por Giovana Bordignon Araranguá, SC, 09/10/2023 - 15:01 Atualizado em 09/10/2023 - 15:17
Comportas no bairro Barranca, em Araranguá, foram fechadas | Foto: Divulgação
Comportas no bairro Barranca, em Araranguá, foram fechadas | Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após o alto volume de chuvas registrado nos últimos dias em Santa Catarina, Araranguá decretou situação de emergência a partir desta segunda-feira (9). A água inundou vias públicas e impede a passagem de veículos em alguns trechos.

Ainda conforme a prefeitura, as aulas na rede municipal de ensino serão mantidas. Enquanto as repartições públicas de Araranguá estarão fechadas, por ponto facultativo, na próxima sexta-feira (13).

Além disso, as equipes da Defesa Civil, lideradas pelo Coordenador Municipal Afrânio Ronconi, realizaram na madrugada deste domingo (8), a retirada das primeiras famílias do bairro Barranca. Até o momento, oito famílias, somando 31 pessoas, estão acomodadas no alojamento montado no Ginásio de Esportes Padre Ézio Julli, no Centro.

Os desalojados já recebem alimentação e assistência dos profissionais das Secretarias de Saúde e Assistência Social do município. Ainda na noite deste último sábado (7), saiu no Diário Oficial o Decreto Nº 299, onde o Governador Jorginho Melo, decretou Estado de Emergência para todo o estado de Santa Catarina.

A equipe da prefeitura realizou a abertura de um canal próximo a barra e já registra grande vazão das águas. No momento, a régua de medição do nível do Rio Araranguá, está marcando 2,5 metros acima do leito normal. 

Veja os comunicados na íntegra:

DECRETO 11.377 DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Considerando o elevado volume de chuva desde o dia 6 de outubro, o qual provocou alagamento nas vias públicas, em imóveis e diversos prejuízos materiais em Araranguá, a Administração Municipal através do Prefeito cesar Cesa, informa sobre o decreto n° 11.377, do dia 9 de outubro de 2023, que declara situação de emergência nas áreas afetadas do município de Araranguá.

Esta situação resultou em dezenas de pessoas desabrigadas, que necessitam de intervenção do poder público, por meio de ações complementares para o restabelecimento da normalidade.

Desta forma, a situação de emergência nas áreas afetadas estão registradas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE) e demais documentos anexos a este decreto.

PONTO FACULTATIVO

Conforme o decreto n° 11.376, o Prefeito de Araranguá Cesar Cesa, decreta ponto facultativo nas repartições públicas do município, nesta sexta-feira, dia 13, durante todo o expediente.

Ou seja, a prefeitura estará fechada, voltando com suas atividades na segunda-feira, dia 16.

Conforme a Secretaria de Saúde, na sexta-feira, dia 13, apenas a UPA 24h estará funcionando. E o estacionamento rotativo, também funcionará normalmente.

Conforme o decreto, os serviços entendidos como de natureza essenciais e inadiáveis, serão atendidos na forma e nos horários exigidos, sob a orientação e a responsabilidade do secretário ou diretor da respectiva pasta.

AULAS MANTIDAS NA REDE MUNICIPAL

A Secretaria de Educação de Araranguá, comunica que as aulas da Rede Municipal de Ensino acontecerá normalmente nesta segunda-feira, dia 9.

Segundo a Secretária de Educação, Mariluce Rodrigues, mesmo com o grande volume de chuvas que nossa cidade recebeu nos últimos dias, ela não afetou a integridade estrutural das nossas escolas.

"Desta forma, manteremos às aulas normalmente. Apenas a escola de Itoupaba deverá ter sus aulas suspensas, pois registra um ponto de alagamento em seu trajeto", destaca.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito