Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Criciúma, Procon pesquisa preços de pescados

Objetivo não é comparar, mas oferecer ao cliente a informação mais acessível, destaca a coordenação
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 18/04/2019 - 15:02 Atualizado em 18/04/2019 - 15:12
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Procon de Criciúma divulgou, nesta quinta-feira, o levantamento feito nos últimos dias apontando os preços de pescados em seis estabelecimentos de Criciúma, levando-se em conta o crescimento expressivo no consumo nesta época de Semana Santa. "A intenção é oferecer informação para os consumidores, para que saibam onde comprar mais barato", explica o coordenador do órgão, Gustavo Colle.

"Os números de produtos pesquisados variam muito de lugar para lugar. O primeiro ponto pesquisado tem 24 produtos na lista. Nos outros, o número é menor", informa. "Por isso que não fizemos o comparativo, na tabela é possível observar a grande variação", assinala.

Um dos casos em que é possível ter uma ideia comparativa entre os diferentes estabelecimentos é o do salmão. O quilo varia entre R$ 57,90 a até R$ 79,92, em cinco dos locais que oferecem o produto entre os visitados. 

"É a primeira vez que fazemos. Quando fizemos a pesquisa dos ovos de Páscoa, há um mês, e outra recente, checamos apenas uma anormalidade. Tivemos essa ideia com os pescados pois as pessoas estavam perguntando, já que havia a demanda dos consumidores", complementa Colle.

As dicas

O Procon Criciúma elaborou uma série de dicas para orientar os consumidores neste período:

Por uma tradição de caráter religioso, a Sexta-Feira que antecede o feriado de Páscoa, também conhecida como Sexta-Feira Santa, para muitas famílias, representa uma data onde se abdica do consumo de carnes, optando-se por peixes e outros tipos de frutos do mar. Por toda a importância e o simbolismo que a Data representa para muitas pessoas, é importante que se tenham alguns cuidados na compra dos produtos a serem preparados:

 

1 – ATENÇÃO TOTAL NA HORA DA COMPRA

O peixe é um alimento que se degrada de forma muito fácil: exige temperatura e condição de armazenamento adequada. Em questão de poucas horas é possível que o produto já não esteja apropriado para consumo. É importante que o consumidor verifique a qualidade do produto e as condições de higiene e armazenamento do local onde realiza a compra.

 

2 – OBSERVAR SE O PEIXE NÃO ESTÁ MANCHADO

Essa dica é muito importante, principalmente para quem compra bacalhau. Esse peixe, prato típico da culinária portuguesa, não devem apresentar manchas escuras ou avermelhadas. É comum a venda em pedaços, sendo que neste caso, é importante que o sal espalhado na superfície do peixe tenha uma aparência homogênea.

 

3 – VERIFICAR SE O PRODUTO CONGELADO NÃO CEDE À PRESSÃO DOS DEDOS QUANDO EMBALADO

É importante também que o produto congelado esteja completamente duro, não devendo ceder quando pressionado pelos dedos quando já estejam com pele limpa e lisa.

 

4 – PESCADO PREPARADO E NÃO CONSUMIDO

Em alguns casos, imagina-se que haverá um determinado consumo de peixe e, perto da hora da refeição, alguém não pode comparecer. Nesse caso, desistindo de consumidor o produto, recomenda-se que o conserve na geladeira por, no máximo, dois dias.

 

5 – EVITE DESCONGELAR O PRODUTO EM TEMPERATURA AMBIENTE

É sabido que o preparo de frutos do mar atrai alguns insetos, principalmente as moscas. Como as moscas podem estar transmitindo diversos tipos de bactérias e afins, recomenda-se que se evite o descongelamento em temperatura ambiente, visando, com isso, fugir do risco apresentado por essas ‘intrusas’.

 

E o habitual: consuma sempre os produtos dentro do respectivo prazo de validade.

 

Em caso de dúvida ou reclamação, o PROCON de Criciúma está situado na Rua Henrique Lage, 267 – Centro - Criciúma. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00, sem fechar ao meio dia, ou, nos telefones 151 e (48)99179-9032.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito