A Cooperativa Energética Cocal (Coopercocal) define o novo presidente em eleição neste sábado (24). A votação acontece das 8h às 16h na Escola Estadual Padre Schuller, em Cocal do Sul, e os associados poderão escolher entre o atual presidente, Altair Lorival de Mélo, o Belha, da Chapa 1, ou Rafael Guollo, o Rafa, da Chapa 2.
A Rádio Som Maior entrevistou os dois candidatos na manhã desta sexta-feira (23), e ambos elencaram as propostas caso sejam eleitos para o mandato 2026/2029.
LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA:
- Prefeito de Joinville é escolhido como vice na chapa de Jorginho Mello para 2026
- Clésio Salvaro é pré-candidato a deputado estadual pelo PSD
- Em Criciúma, Carlos Bolsonaro critica discurso liberal e mira o Senado por SC
O candidato à presidência da Coopercocal pela Chapa 2, Rafael Guollo, apresentou suas propostas durante entrevista à Rádio Som Maior e defendeu a necessidade de mudança na gestão da cooperativa. Segundo ele, após 12 anos da atual administração, faltou planejamento para preparar a cooperativa para os próximos desafios do setor elétrico.
Gestão e planejamento
Guollo afirmou que o patrimônio da Coopercocal estaria comprometido por financiamentos, o que, segundo ele, dificulta a execução de novos projetos, como usinas fotovoltaicas, especialmente diante da abertura do mercado livre de energia prevista para 2028. Para o candidato, a cooperativa deveria ter avançado para o modelo de concessionária, permitindo a venda de energia produzida, e não apenas a distribuição.
Mercado livre de energia
Sobre a mudança regulatória prevista pela ANEEL, o candidato destacou que o tema não é recente e que a cooperativa não estaria preparada para a redução de receitas com a abertura do mercado. Ele defende a revisão do planejamento estratégico.
Transparência e governança
Entre as propostas da Chapa 2 estão a reavaliação das finanças, modernização da frota, melhorias na estrutura de atendimento e a implantação de um portal da transparência, com divulgação de receitas, despesas e remuneração da diretoria, além da contratação de auditorias independentes.
Modelo de associação
Rafael Guollo também defendeu mudanças no modelo de associação, afirmando que o cooperativismo deve priorizar o associado contribuinte.
A eleição ocorre nesta sexta-feira (24), no Colégio Schuller, das 8h às 16h.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!