Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Edital Cultura Criciúma: Grupo Cirandela apresenta espetáculo "Lá Vem Poesia"

Contação e cantação de Histórias na Estação Cidadania acontecerá nesta quinta-feira (17), na Praça CEU
Por Redação Criciúma, SC, 16/08/2023 - 21:04
Foto: Divulgação/Decom
Foto: Divulgação/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por meio dos recursos do Edital Cultura Criciúma 2022, o Grupo Cirandela despertará o imaginário dos cidadãos criciumenses por meio do seu espetáculo "Lá Vem Poesia". São duas apresentações que entrelaçarão a narrativa com a música, buscando redescobrir em suas ações a infância dos telespectadores. O evento, composto por contos e canções autorais, acontecerá nesta quinta-feira (17), no auditório da Praça CEU, localizada no bairro Progresso.

Na percepção da fundadora do grupo Cirandela, Priscila Schaucoski, o espetáculo "Lá Vem Poesia" contribui com a manutenção da programação artística e cultural do espaço público, levando arte e cultura para todos os espaços da cidade. "O acesso à fruição de bens artísticos culturais é um direito das pessoas. O presente projeto propõe ocupar o espaço público com apresentações artísticas através de políticas públicas culturais como o Edital Cultura Criciúma, que garantem o acesso à arte e à cultura, e que invistam e evidencie o trabalho dos artistas da cidade", pontua.

A partir de contos populares e de clássicos da literatura infantil, o espetáculo de contação e cantação de histórias, proporcionado pelo Grupo Cirandela, busca não apenas estimular a imaginação das crianças, mas proporcionar aos adultos uma redescoberta da infância. O espetáculo será divido em dois horários: no período da manhã, às 10h, e no período da tarde, às 14h. A entrada é franca e aberta aos moradores, sendo que os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início dos espetáculos. Ambas as apresentações têm classificação livre e indicação para todas as idades.

Através da Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (Comccri), o Edital Cultura Criciúma disponibiliza recursos financeiros para contribuir com projetos culturais. O grupo Cirandela foi um dos contemplados do Edital 2022. Todos aqueles que recebem os recursos necessitam prestar contas após o desenvolvimento de suas propostas, isso sendo voltado a um viés social, seja uma apresentação gratuita, disponibilização online, distribuição de livros, entre outros. "O Edital Cultura Criciúma 2022 está sendo executado agora, no ano de 2023. Foram vários projetos contemplados. Todos receberam recursos da Fundação Cultural para a execução dessas produções. Agora, tem a contrapartida, que eles precisam fazer as apresentações públicas", explica o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail.

Origem do Grupo Cirandela

O Grupo Cirandela teve sua criação em 2009, quando Bruno Andrade e Priscila Schaucoski, os fundadores, passaram a executar o projeto "Conte Outra Vez". Desde então, em seus 14 anos de pesquisa e de produção artística, o grupo busca desenvolver em seu trabalho as diversas formas da linguagem, da poética do som, da palavra e do movimento, elencando o encontro da música com a literatura e o teatro.

"Sendo assim, a montagem do espetáculo "Lá Vem Poesia" é a essência de toda a produção e pesquisa que partiu dos autores e compositores criciumenses, até abranger o território estadual, consolidando um repertório que se transformou com o tempo, com a experiência e com o público diverso", afirma Priscila.

Edital Cultura de Criciúma

O Edital Cultura Criciúma 2022 destinou R$ 142 mil para 30 projetos culturais locais. Cada proposta recebeu R$ 4.750, sendo que o valor é proveniente do Fundo Municipal de Cultura (FMC). A finalidade do edital é apoiar as propostas culturais, com uma abrangência em artes visuais, audiovisual, cultura digital, cultura popular, hip hop, dança, literatura, música, patrimônio e teatro.

"O edital vem para fomentar essas pequenas atividades culturais, essas pessoas que estão lançando seus primeiros trabalhos e que precisam desse apoio para lançar seus trabalhos juntos com a comunidade criciumense", ressalta Ismail.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito