Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

DNIT recupera BR-101 no Morro do Formigão

O levantamento dos pontos que precisam de manutenção está sendo feito nesta sexta-feira
Por Redação Tubarão, SC, 08/02/2019 - 15:00 Atualizado em 08/02/2019 - 15:04
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) organiza a logística de trabalhos para melhorias no pavimento da BR-101 Sul, no Morro do Formigão, com retirada de partes das camadas superficiais desgastadas com aplicação de nova capa. Nesta sexta-feira, 8, a autarquia levanta pontos onde serão executados os serviços. A frente de obras será alocada nos próximos dias, ainda sem data confirmada.

As frentes de trabalhos estão alocadas sobre a cabeceira Sul das pontes sobre o Rio Tubarão até a alça de incorporação do km 338,5 – no final do viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêas. Com os trabalhos, o fluxo de veículos será redimensionado, com estreitamento nas faixas de rolagem. Isso é necessário para abrir espaço aos trabalhadores e equipamentos, que escavam a plataforma.

Os trabalhos de melhorias no pavimento executadas agregam maior volume de massa asfáltica que os trabalhos de tapa-buracos convencionais. Esse serviço é feito com uso de fresa – equipamento que retira as camadas superficiais do asfalto por escarificarão, retirando o extrato mais danificado, substituindo por nova pavimentação. Ações desse tipo visam a manutenção das camadas asfálticas até a execução de melhorias com aplicação de microrrevestimento.

Os profissionais da manutenção ficam isolados pela sinalização provisória de obras, sempre identificada com cones refletivos e placas móveis, com redução de espaço para tráfego de veículos. Nesse espaço de movimentação, as equipes atuam expostas ao fluxo de longo curso e, por vezes, motoristas invadem essa demarcação para fazer manobra de ultrapassagem. Ações desse tipo oferecem riscos de atropelamentos e acidente envolvendo outros usuários da rodovia federal. 

Com chuva, todas as atividades são suspensas. Para os usuários da rodovia federal, o DNIT/SC pede que seja respeitado o local em melhorias, evitando a parada desnecessária com o veículo. Além disso, é preciso reduzir a velocidade e observar a sinalização vertical provisória instalada. Trabalhadores e equipamentos estão em constante circulação pelas frentes de melhorias, com início dos trabalhos programado para às 07h30min, podendo se estender até às 18 horas.

As operações de conservação e roçadas serão rotineiras. Para mais informações sobre a trafegabilidade na BR-101 Sul, os usuários podem contar com o Serviço de Atendimento disponibilizado pela autarquia e gerido pelo consórcio Concremat-Tecnosolo, pelo telefone 0800 6030 101 ou pelos links úteis no site 101sul.com.br.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito