Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dnit prevê reabrir a BR-101 na segunda-feira

Obras estão em ritmo acelerado. Um paliativo para abrir o sentido norte-sul deverá ser feito neste domingo. Mais uma pista aberta no sul-norte
Por Denis Luciano Sangão, SC, 25/05/2019 - 18:38 Atualizado em 25/05/2019 - 18:55
PRF SC / Divulgação
PRF SC / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Perto de completar 24 horas de interrupção, o quilômetro 356 da BR-101 no sentido norte-sul, em Sangão, deve continuar fechado ao menos até segunda-feira, 27. Essa é a previsão atualizada que o Dnit repassou, faz poucos minutos, ao comando estadual da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

"A previsão do trecho sul é para segunda-feira, o Dnit está trabalhando forte, mas a situação é bem complexa. Mantemos a previsão de liberar o trecho sul na segunda-feira", pontua o inspetor Luiz Graziano, da PRF. O trabalho de recuperação das cabeceiras do trecho interrompido foi concluído neste sábado, mas a frente de obras continuará atuando neste domingo.

A PRF emitiu uma nota faz poucos minutos dando conta da abertura de uma segunda faixa no sentido sul-norte no quilômetro 356, e da ideia a ser posta em prática ao longo do domingo - ainda a ser avaliada - de abertura de ida e volta pela ponte que está aberta hoje somente com tráfego no sentido sul-norte. Neste caso, haveria uma pista para cada sentido, uma delas operando em mão inglesa por dois quilômetros para atender emergencialmente o sentido norte-sul, ainda sem passagem. Confira a nota:

Duas faixas sentido sul norte liberadas (DNIT liberou a segunda faixa agora final de tarde) inclusive pra veículos pesados. Trânsito fluindo sem filas.

Sentido norte sul  continua totalmente interditado. Os trabalhos de recuperação  da cabeceira ja se encerraram.

Os trabalhos serão intensificados amanhã, com mais caminhoes escoando o material. Mantenho nossa expectativa  de liberação do trânsito pra segunda feira.

Frente UOP Tubarão veículos pesados sentido norte sul são orientados a retornar, liberando-se o tráfego para trânsito local de veículos leves.

Amanhã pela manhã as equipes se reunirão pra planejarmos a liberação de uma faixa pra cada sentido (mão e contramão) pela ponte liberada, devendo o fluxo se deslocar em mão inglesa por aproximadamente 2km entre a interdição e primeira saída pra via marginal sentido sul.

Um helicóptero sobrevoou a região por volta das 17h deste sábado e confirmou o complicado cenário observado na região depois do temporal desta sexta-feira, com muita água acumulada em áreas próximas e a extensão do rompimento das cabeceiras da rodovia no trecho em obras.

As alternativas

Para quem trafega no sentido do norte para o sul, a opção é, no quilômetro 333, em Tubarão, apanhar o desvio pela SC-390 no sentido de Gravatal e Braço do Norte, depois avançando por Orleans e Urussanga, podendo retornar à BR-101 via Morro da Fumaça. Esse trecho aumenta a viagem que seria de 35 quilômetros entre Tubarão e Morro da Fumaça para 110 quilômetros. "Mas essa opção recomendamos apenas para os carros leves, ônibus e caminhões menores", reforça Graziano.

Para os caminhões bitrens e cegonheiras, a opção é alcançar a BR-101 a partir da BR-282, na Grande Florianópolis, evitando o trecho sul da BR-101.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito