Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dia de mais duas oitivas na CPI dos Respiradores

Jorge Tasca, secretário de Estado de Administração, e Vanderlei Vidal, ex-superintendente, serão ouvidos hoje à tarde
Por Vitor Netto Florianópolis - SC, 07/07/2020 - 10:50 Atualizado em 07/07/2020 - 10:55
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os depoimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Respiradores se encaminham para a sua finalização. Nesta terça-feira, 7, mais duas pessoas serão ouvidas pelos deputados a partir das 17h. O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, e o ex-superintendente administrativo da SES (Secretaria de Estado da Saúde), Vanderlei Vanderlino Vidal serão os depoentes . A CPI investiga a compra de 200 respiradores, em março deste ano, com o pagamento antecipado de R$ 33 milhões à Veigamed. 

Tasca será ouvido, pois ele é o responsável por criar um grupo no WhatsApp chamado "Covid-19", onde era tratado sobre os pagamentos antecipados. "Nós identificamos em um grupo com algumas informações e conversas dele sobre o pagamento antecipado, principalmente um Projeto de Lei (PL) apresentado na Assembleia Legislativa no dia 30, pedindo a autorização para fazer o pagamento antecipado e também criando regras para esse pagamento. No dia seguinte esse PL  foi retirado e foi justamente no dia que realizaram o pagamento", explica o relator da CPI, Ivan Naatz (PL). 

O ex-superientende será ouvido já que participou do governo em dois momentos distintos, antes e depois da compra dos respiradores. "O Vidal era o superintendente antes da Márcia Pauli. Quando veio o decreto de emergência por causa do coronavírus o Vidal saiu e a Márcia entrou. Quando a Márcia saiu, o Vidal voltou. Então porque houve essa troca? Porque saiu e voltou?", comenta Naatz. 

Relatório pronto até o fim do mês

O deputado Naatz precisa finalizar o relatório da CPI até o fim de julho. De acordo com ele, a Comissão já está se encaminhando para o fim. "Acho que os últimos capítulos desse livro vão ser escritos nos próximos dias, ao compromisso de entregar o relatório no final desse mês de julho", enfatiza. 

Conforme o deputado, o grupo de depoentes já foi quase ouvido em sua totalidade. "Tinhamos um grupo de pessoas pequenas envolvidas nesse caso, então não é um círculo muito grande de pessoas para serem ouvidas. Não tem muito mais o que a CPI fazer a não ser que apareça alguma coisa nova que a gente não tenha domínio", respalda. 

As novidades podem vir de outros órgãos que também investigam as compras e os pagamentos antecipados. "Existem dois inquéritos que tramitam na Força-Tarefa e na Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) que estão em segredo de justiça. Desses inquéritos podem surgir novidades", explica. 

Para Naatz, o processo está afunilando os trabalhos. "A Polícia Civil (PC) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) devem também apresentar denúncias nos próximos dias. Há ainda uma sindicância interna trabalhando dentro do Governo do Estado e todo mundo vai acabar convergindo para a mesma situação", conta. "O trabalho da CPI agora é de apresentar uma prosposta para que isso não se repita e regulamentar tudo o que acabou acontecendo", completa. 

Os depoimentos começam a partir das 17h na Alesc em Florianópolis. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito