Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Desassoreamento do Rio Sangão deve iniciar em 40 dias e ser finalizado em janeiro de 2024

Edital licitatório será lançado na próxima sexta-feira (23)
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 21/06/2023 - 15:10 Atualizado em 21/06/2023 - 16:13
Foto: Giovana Bordignon/ 4oito
Foto: Giovana Bordignon/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O edital licitatório para o desassoreamento do Rio Sangão deve ser lançado na próxima sexta-feira (23). A informação foi confirmada pelo prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, durante uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (21). A expectativa é que a ordem de serviço seja entregue em 40 dias para, enfim, dar início à obra, que tem prazo para conclusão de seis meses. 

"Nesta primeira etapa da obra, estaremos fazendo o desassoreamento de oito quilômetros, aproximadamente. Serão cerca de 200 mil metros cúbicos de material, o que vai totalizar, depois, de rejeitos secos, oito mil viagens de caminhões com resíduos que serão depositados", afirma Neguinho. A obra deve ser finalizada em janeiro de 2024. 

A última etapa que faltava, antes da publicação do edital, foi entregue nesta tarde: a licença ambiental. O gerente regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ibanez Zanette, esteve em Forquilhinha para o ato. "O prefeito entrou com esse licenciamento no fim do ano passado, mas existiam alguns entraves que foram exigidos pelo órgão", informa. 

"Quando se tira do leito do rio a turfa, a terra, ela é depositada às margens. Nesse caso do Sangão, existe um rejeito peritoso, da época da extração de carvão, que é contaminante. Então, a gente tem que dar o fim adequado a esse material", acrescenta Zanette. "O resíduo será alocado em bota-foras próximas ao rio, depois, será secado e destinado a um local definitivo", explica. 

Investimento de R$ 10 milhões

O investimento é de, aproximadamente, R$ 10 milhões, com recursos do Governo Municipal e Federal, além de emendas parlamentares. "Assim que tivermos o processo licitatório concluído, eu já comuniquei o prefeito Clésio Salvaro [de Criciúma], que nós estaremos enviando um documento solicitando a participação do município nos custos em 50%", detalha José Cláudio. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito