Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

Depois do primeiro debate, a avaliação dos candidatos

Som Maior e 4oito promoveram, na manhã desta sexta, o primeiro encontro dos concorrentes à prefeitura de Criciúma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 18/09/2020 - 15:30 Atualizado em 18/09/2020 - 15:38

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uns falaram mais, outros um pouco menos. Havia um aparente nervosismo de alguns, outros brigaram um pouco com o relógio. Mas todos tentaram, ao seu modo, apresentar ideias no primeiro debate dos candidatos a prefeito de Criciúma, que a Rádio Som Maior levou ao ar na manhã desta sexta-feira, 18. Os sete concorrentes estiveram, pela primeira vez, frente a frente, em cinco rodadas que consummiram duas horas e 40 minutos de encontro.

Confira também:

Som Maior apresentou o primeiro debate das eleições 2020

Mobilidade, educação, saúde e Afasc entre as pautas

De candidato para candidato, as perguntas e respostas

Para quem não acompanhou, ou para quem quiser conferir novamente, o debate será retransmitido nesta sexta, a partir das 19h, na sequência do Ponto Final.

"Um debate produtivo"

Para Chico Balthazar (PT), o debate teve bons resultados. "Nós fizemos um debate muito produtivo", opinou. O petista até esperava que o clima esquentasse um pouco mais. "Eu me preparei para um debate agressivo, um debate com provocações, e o que eu vi aqui na Som Maior foram os candidatos preocupados em defender suas propostas, em esclarecer suas propostas, muitas propostas inclusive comuns aos candidatos, e um candidato concordando com a visão do outro, achei um nível muito elevado", sublinhou.

Chico Balthazar, do PT

"Espero que nós consigamos manter esse nível, que a campanha vá até o final a bom termo, dessa maneira", emendou.

"A cidade é muito mais que isso"

Clésio Salvaro (PSDB) tratou de defender a sua gestão. "Não concordo com a maioria do que os opositores colocaram. A cidade não é o que eles falaram, é muito mais que isso. É uma cidade que cresce, que se desenvolve, que acolhe pessoas que vem para morar e para empreender", registrou. "É uma cidade que não para de crescer, extraordinária para viver", declarou o tucano. 

Clésio Salvaro, do PSDB

O candidato reconhece que há melhorias a fazer. "Claro que precisamos fazer correções de rota, a cidade é um organismo vivo", observou. Mas prometeu não aumentar impostos nem fazer concursos públicos. "Eu sou diferente deles, eu não vou aumentar impostos e nem vou criar novos impostos, não vou fazer concurso público porque eu quero menos Estado e deixar cidadãos mais livres e empresários mais à vontade para gerar empregos", afirmou. E reforçou o compromisso de não comprometer a arrecadação com folha de pagamento. "Vou encaminhar projeto para a Câmara, para ficar em 40% do arrecadado o gasto com pessoal, a Lei de Responsabilidade Fiscal permite chegar a até 54%, não vamos passar de 40%, e o ganho será por produtividade", concluiu.

"Propomos uma gestão de pessoas"

Um dos estreantes em campanhas eleitorais nesta eleição, o Coronel Cosme Manique Barreto (Podemos) gostou do nível do debate da Som Maior. "Alto nível, sem ataques, com perguntas e respostas inteligentes. Todos os candidatos conhecem os problemas da cidade", frisou. 

Agora, o desafio do coronel é se colocar para o eleitor. "É tentar colocar o nome do coronel Cosme à disposição da sociedade, das pessoas, pedir para que aquelas pessoas que decidiram o seu voto repensem, revejam, me coloco como a nova opção. Nunca vivi em funções políticas, tive uma vida de 37 anos dentro da PM, trabalhando, pensando e construindo segurança pública", salientou.

Coronel Cosme, do Podemos

E Cosme aproveitou para reforçar ações na área da segurança. "De uma realidade de mais de 60 homicídios em 2015, esse ano, até 8 de setembro, tinha apenas oito, é uma construção que fizemos em segurança pública, e queremos colocar à disposição da cidade. Dialoguem com as pessoas que trabalham na rua fazendo a segurança e perguntem quem é o coronel Cosme", desafiou. "Propomos uma gestão de pessoas, de cidade", finalizou.

"A cidade tem sérios problemas"

Para Dr. Aníbal (MDB), "o debate foi de qualidade suficiente para nós criarmos um processo de discussão da cidade muito interessante, que vai trazer grandes resultados". 

Dr. Aníbal, do MDB

O candidato emedebista afirmou que o encontro "alinhou a construção, a caminhada da campanha até aqui". Ele ponderou que o debate expôs os muitos problemas que Criciúma tem a encarar. "Foi visto muito claro que a cidade tem sérios problemas a resolver, precisamos agora construir esses projetos para a nossa cidade", observou.

"Me sigam nas redes sociais"

Mais uma estreante, a candidata Júlia Zanatta (PL) gostou de participar do debate. "Estou muito feliz com o primeiro debate da minha vida, recebemos muitas manifestações de apoio, temos uma tendência de crescer muito, temos chance de chegar, não tem eleição ganha", frisou, citando uma frase que vem sublinhando com frequência.

Júlia Zanatta, do PL

Aproveitando para reiterar o que fez no debate, Júlia aproveitou para pedir atenção às suas redes sociais. "Vamos pra cima. Me sigam nas redes sociais", convidou, citando que nelas há um campo ilimitado para exposição de ideias "e combate às fake news".

"Queremos construir uma alternativa revolucionária"

Professor Éderson bateu na tecla da alternativa que o PSTU quer oferecer para Criciúma. "O debate foi importante, de qualidade, os próximos passos da nossa campanha serão construir, divulgar o nosso programa nas periferias, estar perto da população para divulgar as nossas ideias", destacou o candidato socialista.

Professor Éderson, do PSTU

"Queremos construir uma alternativa revolucionária", emendou.

"Venho para fazer a esperança"

O deputado Rodrigo Minotto, candidato do PDT à prefeitura de Criciúma, disse que foi "um prazer participar de um debate como esse, para entender as ideias e ações". "O mais importante é verificar a experiência do candidato, a capacidade que ele tem. Ficou claro quem tem e quem não tem condição", analisou. "Nesse momento é mostrar os desafios que temos pela frente", apontou o pedetista.

Rodrigo Minotto, do PDT

Para Minotto, é necessário "pensar num desenvolvimento econômico e sustentável, além do desenvolvimento social. Valorizar os servidores, trabalhadores e empreendedores, que precisam de apoio. Venho para fazer a esperança do povo de Criciúma", completou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito