Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Definição sobre retorno ou não das aulas presenciais sairá só mais perto do dia 17

Secretário Natalino Uggioni afirmou ser cedo para deliberar sobre o assunto; Estado apresentou na segunda plano de ensino virtual
Por Heitor Araujo 07/04/2020 - 08:26 Atualizado em 07/04/2020 - 08:29
Secretário de Educação, Natalino Uggioni (Foto: Arquivo / 4oito)
Secretário de Educação, Natalino Uggioni (Foto: Arquivo / 4oito)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após o lançamento do plano escolar neste período de quarentena decorrente do coronavírus, o secretário de Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, afirmou que segue indeterminado o prazo de volta às aulas presenciais. O decreto estadual inicial, de 30 dias, expira no dia 17 de abril. Só mais próximo à data o governador Carlos Moisés (PSL) deliberará sobre o assunto.

"Tem circulado muita informação falsa. Temos dito e manteremos a postura de que ainda é cedo para que definamos isso (data de retorno presencial) agora. Vamos acompanhar o processo pelo gerenciamento da Saúde e dessas informaçõeso governadnor tomará essa decisão de manter a suspensão ou da retomada das aulas presenciais", afirmou Natalino.

O secretário cita o exemplo de Estados Unidos, Alemanha e Colômbia, países em que ele trocou contato com profissionais da área e que estenderam seus decretos de suspensão das aulas presenciais. "Nos países - em outras regiões - por onde o vírus passou, o período de suspensão foi além de 30 dias Tenho conversado com amigos da Alemanha. Colombia e Eua, e o período lá foi prorrogado, mas a medida (aqui) será tomada mais próxima do dia 17 de abril", prometeu.

O plano do governo do Estado para o ensino virtual consiste em um acervo virtual e o repasse de atividades dos professores para os alunos. De acordo com Natalino, o projeto foi elaborado pensando na realidade do aluno catarinense: 42% dizem não ter computador em casa e 18% não ter celular. 

"O que chega na casa das pessoas hoje é o rádio, a televisão, o celular e o material impresso, o correio. Dentro dessas possibilidades que organizamos as ações. Contempla atividades para aqueles alunos que tem e não tem acesso à internet", aponta o secretário. O plano foi repassado para as coordenadorias de educação, que articularam com as administrações escolares. Natalino afirma que já foram mais de 160 mil acessos ao material virtual.

"Os nossos estudantes estão procurando os materiais. Livros, materiais pedagógicos, que agregam conteúdo e conhecimento e informações aos estudantes. Dicas de filmes, questões de vestibulares... Na capacitação com os professores, chegamos a 19 mil participações", cita.

O ensino terá etapas. Até o dia 17 de abril, o Estado espera mapear quais alunos foram contemplados pela metodologia e quais ficaram para trás. As escolas disponibilizarão as atividades para a retirada daqueles alunos que não participarem virtualmente, com a entrega via correio para os que não conseguirem ir até o local.

"É importante destacar que estamos aproveitando para fortalecer o relacionamento com as famílias. Principalmente nos primeiros anos, os alunos vão precisar muito do apoio dos pais. Nessa crise, vamos promover uma transformação necessária para a educação. Sempre se falou da tecnologia ir para a sala de aula e agora nós estamos promovendo isso. É um desafio muito grande, mas estamos confiantes de que lograremos êxito", finalizou Natalino.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito