Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Defesa Civil pede que população acompanhe órgãos oficiais

O companhamento às mídias sociais da Defesa contribui para que pânico não se espalhe em casos de notícias falsas
Por Paulo Monteiro Criciúma, 18/10/2019 - 12:21 Atualizado em 18/10/2019 - 12:30
foto: divulgação
foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um vídeo falso sobre um possível temporal acabou circulando nas redes sociais na tarde de ontem,17, para os moradores da região sul de Santa Catarina. Compartilhado em perfis do Facebook e grupos de Whatsapp, o vídeo se tratava, na verdade, de um temporal que aconteceu na cidade de Tubarão em 2016, e não na tarde desta quinta-feira. No fim do dia, a Defesa Civil de Santa Catarina já havia emitido uma nota sobre o acontecimento, fazendo um pedido à população: que acompanhem os perfis oficiais da Defesa.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, o órgão segue trabalhando para que essas notícias não sejam compartilhadas. “A gente está sempre combatendo isso, rodando informações oficiais no gabinete da Defesa Civil e falando para que a população não publique notícias que não venham da gente, para que seja evitado todo esse pânico”, comenta o coordenador.

Uma das atitudes tomadas pelo órgão para que a população fique por dentro dos acontecimentos, foi a criação de um gabinete de comunicação para a orientação da comunidade via mensagem de texto (SMS).  “O cidadão manda um SMS para 40199, faz o cadastro do cep da rua em que mora e em questão de um minuto já estará funcionando”, explica Rosinei.

O recurso do SMS vem sendo trabalhado há cerca de dois anos pela Defesa Civil. Segundo Rosinei, por onde o órgão passa, seja em palestras ou eventos, eles ensinam a população à fazer o cadastro e a acompanhá-los pelas mídias oficiais.

“A população deve vencer a paixão por redes sociais e deixá-las e nos acompanhar nesses casos. Estamos buscando melhorar a cada passo dado, ouvindo o feedback da população e  sempre buscando melhorar essas ferramentas. Mas precisamos que todos estejam envolvidos e que contribuam se comunicando com a Defesa Civil”, pede o coordenador regional. 
 

Tags: defesa civil

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito