A temporada do futebol brasileiro de 2026 está prestes a começar e falta apenas um dia para a estreia do Criciúma no Campeonato Catarinense. A equipe carvoeira enfrenta o Marcílio Dias, nesta quarta-feira (7), em Itajaí.
Entre os reforços anunciados pelo Tigre para a temporada, estava o volante Alison, de 32 anos, contratado há menos de um mês. No entanto, na segunda-feira (5), o jogador oficializou que deixará o clube para se aposentar do futebol, em razão das fortes dores no joelho que o acompanharam ao longo da carreira.
LEIA MAIS
- Criciúma vende ônibus e terceiriza transporte do elenco
- Campeonato Catarinense começa nesta terça-feira
Apesar da complexidade do caso, envolvendo recorrentes lesões, a situação é considerada incomum. Diante disso, o portal 4oito reuniu alguns dos episódios mais inusitados dos últimos anos envolvendo o Criciúma Esporte Clube.
Anúncio fake do Pogba
Há um ano, durante a pré-temporada de 2025, o site oficial do Criciúma Esporte Clube foi hackeado e anunciou, de forma falsa, a contratação do francês Paul Pogba.
A publicação, em tom de brincadeira, rapidamente repercutiu, mas foi desmentida pelo clube. Na época, o meio-campista, campeão do mundo em 2018, estava suspenso pela Fifa por doping. Pogba retornou aos gramados apenas em novembro de 2025, após mais de 26 meses afastado.
Gambá no Majestoso
Na segunda rodada da Série B de 2022, na estreia do Criciúma em casa na competição, o confronto contra o Londrina ficou marcado por visitas inusitadas ao Estádio Heriberto Hülse. A partida, que terminou com vitória do Tigre por 1 a 0, chegou a ser paralisada duas vezes.
No primeiro tempo, o jogo foi interrompido por cerca de dois minutos devido à presença de um drone sobre o gramado. Já na segunda etapa, um gambá invadiu o campo, provocando nova paralisação, desta vez, de aproximadamente um minuto.
Apesar do curto tempo de interrupção, a cena ganhou repercussão nacional e chegou a ser tema de um estudo da Unesc sobre a incidência do animal na região.
"Trio de Léo Gamalhos"
Na Série B de 2019, um frame da transmissão do Premiere chamou atenção ao registrar, em uma única imagem, o choque entre o centroavante Léo Gamalho, do Criciúma, e o zagueiro Renan Fonseca, da Ponte Preta. A cena ganhou repercussão pela curiosa semelhança física entre os dois jogadores.
Para completar, um torcedor posicionado entre eles na imagem também apresentava características semelhantes, formando um trio quase idêntico. Em campo, porém, não houve vencedor: a partida terminou empatada em 0 a 0.
Tigrão expulso
Na reta final do Campeonato Brasileiro da Série A de 2024, o Criciúma brigava contra o rebaixamento e recebeu o Corinthians no Estádio Heriberto Hülse, precisando vencer para sonhar com a permanência. No primeiro tempo, o Tigre dominou a partida e abriu 2 a 0 no placar, com dois gols de Bolasie.
No intervalo, porém, o Tigrão chamou a atenção. Enquanto a torcida carvoeira comemorava o resultado parcial, o setor visitante protestava contra a atuação do Corinthians. Em tom de provocação, o mascote deitou no chão em frente à torcida adversária e pediu atendimento da maca.
A atitude foi interpretada como provocação por torcedores e jogadores do Corinthians. Alguns atletas partiram em direção ao mascote, que correu para o túnel de acesso aos vestiários. No meio da confusão, o Tigrão foi cercado e acabou empurrado pelo goleiro Matheus Donelli, reserva do Corinthians na ocasião.
Ao retornar ao campo, o mascote foi expulso pelo árbitro Anderson Daronco. Um gandula e um fotógrafo também foram retirados. O árbitro relatou o episódio na súmula: “No intervalo da partida, expulsei por fazer gestos provocativos em direção à torcida do Corinthians as seguintes pessoas: Sr. Leonardo Batista (mascote), Sr. Emerson da Silva (gandula) e Sr. Lucas Dias (fotógrafo). Tais atos ocasionaram uma confusão com membros da equipe do Corinthians”.
Após a expulsão do trio, a equipe carvoeira sofreu a virada no segundo tempo, e acabou derrotada pelo placar de 4 a 2.
Pênalti inusitado
Ainda pela Série A de 2024, outro episódio curioso envolvendo o Criciúma ocorreu na partida contra o Flamengo, disputada em Brasília, no primeiro turno da competição. Na ocasião, o Tigre saiu na frente do placar com gol do zagueiro Rodrigo.
No segundo tempo, após forte pressão rubro-negra, Arrascaeta foi derrubado na área, mas o goleiro Gustavo defendeu a cobrança de pênalti de Pedro. Aos 30 minutos da etapa final, o Flamengo empatou com o próprio Pedro e seguiu pressionando.
Dez minutos depois, Arrascaeta acionou Everton Cebolinha na grande área. O atacante se preparava para finalizar quando foi surpreendido por uma bola extra arremessada ao gramado por um torcedor. Para interromper a jogada, o volante Barreto chutou a bola extra em direção a bola em jogo. O árbitro Maguielson Lima Barbosa assinalou pênalti imediatamente, provocando reclamação dos jogodores catarinenses.
Gabriel Barbosa converteu a cobrança e decretou a vitória do Flamengo por 2 a 1.
Expulsão por cera
Outra situação curiosa do Campeonato Brasileiro de 2024 foi a expulsão do goleiro Gustavo por cera, na partida contra o Bahia, no Estádio Heriberto Hülse. O confronto foi marcado pela chuva intensa, que deixou o gramado pesado.
O Criciúma vencia por 2 a 0, com gols de Marcelo Hermes e Arthur Caíke. Aos 10 minutos do segundo tempo, o Bahia descontou com Everaldo. Pouco depois, Gustavo se atrapalhou no gramado molhado e cometeu falta na entrada da área.
O VAR acionou o árbitro Flávio Rodrigues de Souza para possível expulsão, mas o cartão amarelo foi mantido. No entanto, logo após a cobrança da falta (cobrada para fora), o goleiro acabou expulso por retardar a reposição da bola em jogo, caracterizando cera. A partida terminou empatada em 2 a 2.
Mesmo com a raridade de uma expulsão por cera de um goleiro, essa não foi a única vez que o Tigre foi "prejudicado" pela interpretação dos árbitros.
Tigrão no fosso
Na festa após a vitória da equipe carvoeira diante do Botafogo-SP, em 2025, o mascote Tigrão roubou a cena ao ser flagrado comemorando de forma inusitada: pulando e dançando no fosso do Estádio Heriberto Hülse.
Vídeo: Giovane Marcelino
A euforia era compreensível. O Criciúma havia vencido o Botafogo-SP por 2 a 0, pela 37ª rodada da Série B, e terminou a rodada na terceira colocação, precisando apenas de um empate para garantir o acesso à Série A. No entanto, na última rodada, a equipe foi derrotada pelo Cuiabá e acabou não conquistando a classificação, frustrando o mascote e a torcida carvoeira.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!