Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Da Alemanha para Içara, mais equilíbrio para o meio ambiente

Empresa recolhe resíduos orgânicos, faz o processo de compostagem e transforma em adubo
Por Bruna Borges Içara, 09/10/2018 - 06:15
Guilherme Hahn / A Tribuna
Guilherme Hahn / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma tecnologia inovadora e dentro do que idealizam as boas práticas de meio ambiente. Importada da Alemanha, ela já está em funcionamento em Içara há pouco mais de um ano de meio. 

A responsável é a Composul Compostagem e o processo, basicamente, concentra-se em recolher resíduos orgânicos de empresas da região, passá-los pela compostagem e transformá-los em adubo para a agricultura e jardinagem. Atualmente, são recolhidas aproximadamente 14 toneladas de resíduos por dia. Para cada tonelada é possível produzir 300 quilos de adubo. 

“Hoje, a Composul coleta de grandes geradores, como shoppings, supermercado, cantinas de empresas, unidades dos fóruns da região, hospitais, da agroindústria e das podas da Prefeitura de Içara, da cooperativa de eletrificação de Içara e da Tractebel Energia”, comenta o engenheiro agrônomo e sócio da empresa, Marco Aurélio Salvaro de Souza.

Após a coleta, que é realizada com um caminhão especialmente desenvolvido para o serviço, o material é levado para local onde ocorre o processo de compostagem. 

“O processo é todo fechado, embaixo da lona semi-permeável, uma tecnologia da UTV, que é uma empresa alemã. E é todo controlado por oxigênio, você sopra ar por baixo da pilha de resíduos e tem um sensor que faz a medição da quantidade de oxigênio necessária”, explica Souza.

Ciclo mais rápido

Do dia em que o resíduo chega à empresa até virar o adubo pronto para ser utilizado são necessários de 60 a 90 dias. O tempo é curto, em relação a outros ciclos que podem levar até seis meses. Encerrado esse processo, o produto é comercializado a pequenos agricultores da região. 

“O composto até o fim do ano já está todo vendido. O pessoal que usa não quer saber de outro tipo. Porque o composto orgânico tem todos os micronutrientes essenciais para a planta e dá estabilidade para o solo”, afirma.


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito