Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Curso gratuito de capacitação é oferecido para profissionais do mercado da dança

A ação antecede a Mostra de Dança Infantil A Noite É uma Criança, que acontece no mês de novembro, em Criciúma
Por Redação Criciúma, SC, 07/11/2023 - 13:10 Atualizado em 07/11/2023 - 13:14
Foto: Divulgação/Arquivo 2014
Foto: Divulgação/Arquivo 2014

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A cidade de Criciúma recebe no próximo dia 25 de novembro, no Teatro Elias Angeloni, um curso gratuito de capacitação continuada, voltado principalmente para profissionais experientes e recentes no mercado da dança. O curso também promete aumentar o leque de opções e conhecimento para todos os presentes. As inscrições estão abertas no site mostradedanca.com.br.

Com o tema Ballet Clássico: Método e Didática, o curso será ministrado pelos professores Maikon Golini e Gabriella Victoria que irão discutir ainda outros assuntos como: o ensino do Ballet como ferramenta social e artística; cultura e valores do Ballet Clássico; o que é método Vaganova e suas principais características; benefícios do estudo de uma metodologia específica; desafios pedagógicos e estratégias; disciplina e respeito; motivação e pertencimento. 

O produtor executivo da Mostra, Nathan Santos, afirma que o curso é aberto ao público e reforça o convite aos profissionais do ramo. “Todos estão convidados e acreditamos que quanto mais a população participar, mais o mercado da dança fica aquecido, gerando uma economia criativa em todos os setores de produção que permeiam a arte”, destaca. 

A ação tem como objetivo principal fortalecer o fomento da cultura da dança desde a infância, a qual envolve a família, a escola e o palco. “Uma criança interessada terá o incentivo diretamente de seus familiares, por isso, a importância da capacitação continuada de bons profissionais para que sejam de alta qualidade e cooperem com a formação e educação das crianças. Dessa forma, a dança nunca deixa de ser atrativa”, finaliza Natan.

O projeto A Noite É uma Criança – Mostra de Dança Infantil é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado, tendo como incentivadores as empresas Bistek Supermercados, Cassol, Condor, Farben, Forauto, Havan, Instituto Carlos Roberto Hansen – braço social do Grupo Tigre e Metalúrgica Spillere. Além de Criciúma, outras cidades como Chapecó, Florianópolis e Joinville também receberão este benefício. 


Os profissionais 

•Maikon Golini

Assessor artístico e professor na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, onde formou-se bailarino em 2009. Ao longo de sua jornada como aluno, se apresentou em várias cidades brasileiras e no exterior. Fez três estágios no Teatro Bolshoi de Moscou, o primeiro como aluno e os dois últimos como profissional, tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com mestres russos como Boris Akimov, Vladimir Vassiliev e Mikhail Lavrovsky. No último estágio, que foi em janeiro de 2019, assistiu a aulas com mestres e bailarinos russos, além de acompanhar ensaios e bastidores nos Teatros Bolshoi e de Perm, na Rússia. 

Também em 2019, participou do curso da Metodologia Russa em São Petersburgo, na Academia de Ballet Vaganova. Maikon se formou em 2009 na Escola Bolshoi, e foi o primeiro aluno contratado para atuar como professor na instituição. Em 2020, tornou-se assessor artístico da instituição, onde também ministra aulas de dança clássica e repertório para turmas masculinas e coordena elencos e ensaios dos espetáculos.


• Gabriella Victoria

Gabriella Victoria é maître de ballet clássico, bacharel com diploma de mérito pelo Moscow State Institute of Choreography. Bailarina profissional formada no Bolshoi Ballet Academy - Moscou. Atualmente ministra ballet clássico e cursos de Metodologia Vaganova para professores na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e é ensaísta de diversos repertórios da instituição.

Participa como convidada de encontros pedagógicos de instituições de dança no exterior, sendo uma delas o Harvard Dance Center em Boston, EUA. Atua como professora e jurada ministrando aulas, cursos e workshops em eventos do Brasil e no exterior.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito