Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Curiosidades da produção hidropônica em pauta no Avesso

Programa Do Avesso recebeu o proprietário da AcqueVitta, Sérgio Daminelli, que produz nove diferentes tipos de hortaliças na região
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 14/09/2020 - 17:05
Fotos: Vitor Netto / 4oito
Fotos: Vitor Netto / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Será que segunda-feira é mesmo o dia internacional da dieta? No programa Do Avesso, desta segunda-feira, 14, é, pois Pity Búrigo e Vitor Búrigo falaram sobre verduras e hortaliças hidropônicas, recebendo na Rádio Som Maior o proprietário da AcqueVitta, Sérgio Daminelli. 

Conhecido principalmente pelo cultivo da alface, a hidroponia é a é um sistema de cultivo, dentro de estufas sem uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida com os elementos necessários.

"É um modo de cultivo que você não vai produzir na terra. A hidroponia você vai produzir em um substrato inerte. A diferença é esse substrato, que no meu caso é a água nutritiva. Assim, um motor vai puxar a água da caixa d'água para os perfis hidropônicos, que são essas canaletas onde a gente produz as verduras", explicou Sérgio. 

Alface Mimosa Verde produzida na AcqueVitta (Foto: Divulgação/Instagram)

Conforme o proprietário, o trabalho é realizado manualmente e precisa de atenção diária. 

A empresa AcqueVitta

Há pouco mais de três anos, Sérgio iniciou a empresa AcqueVitta. Ele é formado em Administração e então descobriu a hidroponia como um meio de empreender. Atualmente ele produz nove tipos de hortaliças.  

"Eu nunca tinha plantado uma alface, nem na terra, e após da faculdade eu voltei para Criciúma, e no final de 2016 um amigo meu falou sobre a hidroponia e eu finge que sabia o que era. Estudamos e vimos que tinha a viabilidade de abrir uma empresa", comentou. 

Estilo de produção utilizado por Sérgio Daminelli (Foto: Divulgação /Instagram)

Produtos Hidropônicos VS produtos orgânicos VS produtos sem agrotóxicos

O produto orgânico é um produto que utiliza diversos métodos de produção que diferenciam dos demais produtos. Conforme Sérgio, muita gente acredita que todos os produtos hidroponia são orgânicos, mas não é bem assim. 

"Orgânico é um selo, tipo um ISO. É uma garantia. Em tese você paga o selo e a fiscalização vai verificar se você está seguindo essas diretrizes. Eu não quero e nem posso ter um selo desses, tanto que uma das diretrizes é a plantação em terra, e eu utilizo todo o processo por meio da água", completou. 

Uma coisa que motiva Sérgio é a produção local. "A coisa mais legal é comprar da região. O produtor vai te explicar como faz, como é produzido e tal. Aqui vai motivar a economia regional", enfatizou.

Acesse o Instagram da AcqueVitta clicando aqui

Ouça a entrevista completa:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito