Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciumense William de Mattia quer alçar voos nacionais no Nova Mutum

Técnico está no clube matogrossense desde 2019, foi campeão estadual e agora projeta acesso à Série C
Por Heitor Araujo Nova Mutum, MT, 17/07/2021 - 19:11 Atualizado em 18/07/2021 - 09:26
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O criciumense William de Mattia continua com moral e obtendo bons resultados em Nova Mutum, interior do Mato Grosso. No município de 46 mil habitantes, o treinador comandou a ascensão do clube local no cenário matogrossense de futebol e agora projeta alçar voos nacionais. 

Depois de ser campeão do Campeonato Matogrossense em 2020, título inédito nos 32 anos de história do clube, o Nova Mutum foi semifinalista no estadual neste ano e chegou a liderar o Grupo 5 da Série D, mas com a derrota no último final de semana contra o Goianésia, caiu para a quarta colocação.

No horizonte, de Mattia projeta cumprir o contrato em Nova Mutum, mas não deixa de sonhar com os grandes centros do futebol. Amigo de Paulo Baier, de quem foi companheiro no Juventude, o criciumense revela que troca mensagens com o técnico do Tigre. 

- Como tu avalias o momento do Nova Mutum depois de ser semifinalista no Campeonato Estadual e agora na Série D?

"O momento que passamos é bom, mas a gente sabe que no futebol tem que manter sempre o equilíbrio. Quando perdemos não somos os piores, quando ganhamos não somos os melhores. Temos que trabalhar cada dia mais.

Estamos desde 2019, tivemos o título do acesso, o título da primeira divisão em 2020, esse ano Copa do Brasil e Série D, chegando entre os quatro no matogrossense. É um clube que não tem vícios e é importante para a montagem do elenco".

- Como foi o planejamento de vocês para jogar a competição nacional e qual a perspectiva que tu tens acerca de um possível acesso à Série C?

"Todos os clubes que iniciaram a Série D têm objetivos grandes. Estamos numa chave equilibrada, com grandes equipes. Estamos fazendo um ótimo trabalho. O grupo de atletas e a direção estão muito imbuídos no sucesso do clube".

- São três anos no Nova Mutum. Como tu defines o projeto montado aí desde 2019? Qual a chave para este sucesso?

"A chave é que todos estão comprometidos com o objetivo do clube e a cidade abraçou. O clube tem muitos patrocinadores, é importante. A região é muito rica no Mato Grosso. A gente vem se superando a cada dia e mostrando que tendo trabalho honesto e com planejamento, as coisas acontecem".

- Tiveste propostas de outros clubes neste período? O que tu projetas para o restante da tua carreira?

"Tivemos propostas, inclusive de uma equipe da Série A do Catarinense. Como tenho contrato aqui e estou no começo da carreira, vou procurar cumpri-lo. Temos calendário bom, a gente fica feliz com o reconhecimento, outras equipes fora do Estado procuraram. Vamos com objetivo e foco total no acesso à Série C"

- Acompanhaste o Campeonato Catarinense? O que tens a dizer sobre a evolução do Próspera no cenário estadual e este momento do Tigre na Série C?

"A gente sempre acompanha o futebol catarinense. Fiz minha base aí, profissionalmente também. Tenho muitos parentes aí. O Próspera fez uma campanha muito boa, o Criciúma infelizmente foi rebaixado. Está muito bem na Série C, é importante porque é uma equipe grande e tem que estar no patamar mais elevado do futebol brasileiro"

- Tens perspectiva de voltar a trabalhar na região?

"Temos sempre a ambição de trabalhar em grandes centros, Santa Catarina é um deles. Tenho certeza de que isso vai acontecer no momento certo"

- Na tua avaliação, como está o cenário dos técnicos brasileiros e como a chegada de estrangeiros nos grandes clubes pode ajudar a evoluir o futebol no país?

"O futebol não tem nacionalidade. Existem ótimos treinadores brasileiros, assim como os estrangeiros. Trabalhei 12 anos na Europa como atleta e trago muito dessa filosofia do futebol europeu para o meu trabalho como treinador, aliando com a filosofia dos treinadores brasileiros que eu trabalhei.

A chegada dos estrangeiros, com nova cultura e filosofia, é importante para o futebol brasileiro".

- Tu chegaste a jogar com o Paulo Baier no Juventude? Que recordações tens do hoje treinador do Tigre?

"O Paulo Baier é um grande amigo meu. Conversamos em vários momentos neste ano, pegando informações de atletas. Dei parabéns a ele e ele me parabenizou pelas grandes campanhas. Jogamos no Juventude em 2015 e temos uma grande amizade.

Tenho certeza que o Criciúma está muito bem servido de treinador. É uma pessoa muito honesta e está mostrando que é um ótimo treinador"

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito