Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciumense Luiz Fernando Vampiro assume Secretaria Estadual de Educação

Na ocasião, foi anunciada a adesão da Escola Joaquim Ramos, de Criciúma ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares
Por Redação Criciúma - SC, 05/02/2021 - 13:02 Atualizado em 05/02/2021 - 13:06
Fotos: Julio Cavalheiro / Secom
Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina tem um novo gestor. O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro foi empossado pelo governador Carlos Moisés, na manhã desta sexta-feira, 5, em cerimônia na Casa d´Agronômica, em Florianópolis. Na ocasião, foi anunciada a adesão da EEB Joaquim Ramos, de Criciúma ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares.

O chefe do Executivo estadual destacou que o novo secretário chega ao Governo com experiência administrativa e com as qualidades necessárias para o cargo. “Vampiro assume com alguns desafios, um deles é a melhoria da infraestrutura escolar. Queremos avançar com investimentos efetivos em todas as unidades. Temos um orçamento com recursos próprios para isso, fruto da arrecadação tributária e resultado da boa gestão. Nossa meta é ser exemplo para o Brasil e reforçar ainda mais a infraestrutura e qualificação dos professores” ressaltou o governador.

O novo secretário reforçou que vai dar continuidade ao trabalho técnico e didático construído por Natalino Uggioni, que ficou à frente da pasta por 25 meses. Além disso, irá aperfeiçoar ainda mais a educação em alguns quesitos importantes, como a estrutura das escolas. E, diante da pandemia, ele ressalta a atenção aos cuidados e protocolos de segurança.

“É um momento importante, precisamos da retomada das aulas, mas com segurança e qualidade. Esse é o nosso foco e desafio agora e vamos atuar com muita responsabilidade. Contamos com a ajuda e atenção de todos oque estão envolvidos no processo. Temos uma equipe profissional muito forte. Nosso objetivo é entregar uma Santa Catarina ainda melhor na Educação”, pontuou Vampiro.

Acompanharam o ato o chefe da Casa Civil, Eron Giordani; o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, a primeira-dama do Estado, Kesia Martins da Silva, e familiares do novo secretário.

Escola de Criciúma

Com 552 alunos, a EEB Joaquim Ramos será a primeira escola de Criciúma a aderir ao programa do Governo Federal. Na unidade irão atuar profissionais militares do Ministério da Defesa. A escola terá recursos do Governo do Estado para investimentos na formação dos profissionais, na compra do uniforme e todas as adequações necessárias na estrutura da unidade.

“A modalidade é uma parceria com o Governo Federal e é muito bem-vinda em Santa Catarina. Ela vem para qualificar ainda mais os espaços públicos voltados à educação. Representa uma grande ferramenta de transformação”, ressaltou o governador.

O compromisso da escola cívico-militar é atingir a gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa.

"Criciúma ganha com esse processo em virtude de ter um batalhão da Polícia Militar muito bem preparado e que pode auxiliar para fazer esse sistema híbrido de gestão. Essa concepção tem dado certo no mundo inteiro e será muito importante para o município", acrescentou o novo secretário.

Termo de cooperação

O governador assinou ainda o termo de cooperação técnica que viabilizará o suporte de militares do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP) de Santa Catarina para apoiar na gestão de três escolas cívico-militares. São elas: EEB Professora Irene Stonoga, de Chapecó, EEB Cel. Pedro Chrisano Feddersen, de Blumenau e EEB Professor Jaldyr Bhering Fausno da Silva, de São Miguel do Oeste. Essas unidades ainda contam recursos do Governo Federal para investimento no espaço físico e no trabalho pedagógico.

O novo secretário

Natural de Criciúma, o novo secretário tem 47 anos, formação em direito e experiência em gestão pública. Essa é a segunda vez que Luiz Fernando Vampiro ocupa o cargo de secretário de Estado, tendo comandado a pasta da Infraestrutura entre janeiro de 2017 e março de 2018. Antes, também foi secretário de Desenvolvimento Regional em Criciúma.

Ele foi eleito deputado estadual de Santa Catarina em 2018. Ao longo da trajetória profissional, Luiz Fernando Vampiro também atuou como presidente da Autarquia de Trânsito em Criciúma, assessor jurídico da Advocacia Geral da União na região Sul e procurador do município de Nova Veneza.

Tags: educação

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito