Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma terá novos passeios de Maria Fumaça

Três novas datas foram agendadas em trajetos para Siderópolis e Urussanga

Por Redação Criciúma, 29/04/2024 - 11:45 Atualizado em 29/04/2024 - 11:49

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Expresso Belluno movimentará, novamente, os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC). Após o sucesso de viagens de trem entre Criciúma e cidades da região carbonífera, mais passeios com a Maria Fumaça foram incluídos no calendário. Nos dias 12 de maio (Dia das Mães) e 20 de julho, o trajeto será entre Criciúma e Siderópolis; em 21 de julho, a viagem será entre Criciúma e Urussanga.

A iniciativa é da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão.

Segundo o diretor de Cultura da FCC, Ismail Ahmad, os destinos são escolhidos devido a sua relevância cultural e histórica para o desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina. "Em função da demanda, os passeios que realizamos saem lotados. É uma forma de os moradores resgatarem o passado e vivenciarem uma experiência única", comentou.

Com capacidade para transportar até 250 passageiros, o Expresso Belluno realizou a última viagem no dia 20 de abril, entre Criciúma e Siderópolis.

"No último passeio do Expresso Belluno, algumas pessoas não conseguiram adquirir os bilhetes a tempo e os lugares esgotaram de forma rápida. Por isso, colocamos novas datas à disposição dos interessados", afirmou o coordenador de Passeios de Trem do Museu Ferroviário de Tubarão, Jefferson Vitorino.

Programação dos passeios

No Dia das Mães, o passeio de Maria Fumaça, entre Criciúma e Siderópolis, acontecerá às 9h e às 14h, com duração de aproximadamente 2h30. No dia 20 de julho, o trem sairá de Criciúma rumo a Siderópolis e contará com apresentações de sanfoneiros e um café colonial no Aguaí Santuário Ecológico. Já no dia 21 de julho, o passeio de trem será entre Criciúma e Urussanga, e beneficiará os passageiros com um almoço típico italiano.

"Durante os passeios, os passageiros podem observar vários contrastes, plantações, sítios e comunidades. Eles podem ver de perto como funciona uma ferrovia", contou Vitorino. O coordenador revela, ainda, que a passagem pelos 400 metros do Túnel Ferroviário, em Siderópolis, encanta os aventureiros.

Os interessados podem adquirir os ingressos, conferir as tarifas e os roteiros no site museuferroviariotubarao.com.br, ou pelo WhatsApp da bilheteria do Museu Ferroviário de Tubarão, pelo telefone (48) 98868-1414, do WhatsApp do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Criciúma, pelo telefone (48) 99637-8695.

Passeio de locomotiva no Parque das Nações

No Parque das Nações, a "Terezinha 01" está à disposição para um breve passeio. A locomotiva construída pelo Museu Ferroviário de Tubarão, em parceria entre o Governo de Criciúma e a FTC, é uma réplica do modelo alemão da década de 1920. Já a estação é uma reprodução da primeira estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1919. O passeio no parque é gratuito e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.

Museu Ferroviário de Tubarão

O Museu Ferroviário de Tubarão é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV). O museu foi criado em 1997 e possui um acervo com mais de 40 mil itens subdivididos em diferentes coleções: artes visuais, coleção histórica, documental, bibliográfica, fotográfica, maquinário, memória do trabalho ferroviário, etc. A coleção mais famosa do local é a de material rodante, composta por 22 locomotivas a vapor, uma de zeu elétrica, 10 carros de passageiros, duas litorinas, além de outros modelos de vagões. A coleção de locomotivas a vapor é composta por diferentes modelos, períodos e nacionalidades, sendo a mais relevante do Brasil e da América Latina.

--

Colaboração: Letícia Cardoso

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito