Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Criciúma SAF? O que o torcedor pode esperar do futuro após reunião com empresário bilionário

Ricardo Faria está entre os 25 brasileiros mais ricos da atualidade

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 23/12/2025 - 17:18
Foto: Celso da Luz/Criciúma
Foto: Celso da Luz/Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O presidente do Criciúma, Pedro Paulo Canella, se reúne nesta terça-feira (23) com o empresário bilionário Ricardo Faria, fundador e proprietário da Granja Faria, empresa de Lauro Müller e maior produtora de ovos do país. Segunda a revista Forbes, o empresário figura na 21ª posição entre os brasileiros mais ricos, com patrimônio líquido de R$19,6 bilhões.

Não há uma confirmação sobre o motivo do encontro entre o presidente do Tigre e o empresário. A reunião terá a presença do empresário Anselo Freitas, presidente da Cristalcopo e ex-presidente do Criciúma. Segundo Enio Biz, setorista do Tigre no portal 4oito, o sócio-proprietário e presidente do conselho da Brametal, Ricardo Brandão, também foi convidado, mas não participa da reunião por conflitos de agenda.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES

Para Enio, a reunião pode significar a chegada de um patrocínio robusto para a equipe (possivelmente o maior da história do clube). O repórter não descarta a possibilidade do clube se tornar uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol). “Eu venho ouvindo essa possibilidade desde o ano passado”, destaca.

Segundo ele, a direção atual do clube busca uma SAF local, diferente das já conhecidas SAFs do futebol brasileiro, como as de Cruzeiro, Vasco e Botafogo. “Pode pintar uma SAF, diferente das tradicionais, uma SAF local, com empresários locais, fazendo talvez um alto investimento no clube”, opina. Para ele, após os rumores do passado, unidos à reunião desta terça, é possível que seja discutida a possibilidade do clube se tornar uma SAF local.

Ricardo Faria tem patrimônio líquido de R$ 19,6 milhões, segundo a revista Forbes - Foto: Eduardo Tartarotti/Arquivo/4oito

O que é uma SAF?

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo de gestão que permite aos clubes se organizarem como empresas, com regras próprias de governança e transparência. Na prática, a SAF pode assumir a administração do futebol, investir em infraestrutura, contratar jogadores, negociar direitos comerciais e organizar as finanças, separando o patrimônio do futebol das demais atividades do clube social. O objetivo é profissionalizar a gestão, reduzir dívidas e criar condições para crescimento esportivo e financeiro a longo prazo.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito