Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma é premiada em evento de tecnologia e inovação

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes reuniu representantes de mais de 30 prefeituras do Sul de Santa Catarina
Por Redação Criciúma, SC, 28/03/2023 - 21:08 Atualizado em 29/03/2023 - 07:33
Foto: Julio Cesar dos Santos Constante/ Divulgação
Foto: Julio Cesar dos Santos Constante/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma foi premiada no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado no auditório da Faculdade Senac, na última semana. A cidade foi lembrada pela implantação de uma plataforma online que possibilita a solicitação remota de licenças, alvarás, vistorias e outros serviços. O evento, organizado pela Rede Cidade Digital, em parceria com a Prefeitura de Criciúma, promoveu capacitações e trocas de experiências, além de estimular os gestores a utilizarem a tecnologia de forma estratégica no planejamento e na modernização dos municípios.

A plataforma em questão é a Aprova Digital, que facilitou a abertura de processos do Centro de Planejamento Urbano (CPU) da prefeitura. Por meio de um cadastro e alguns cliques, o cidadão pode solicitar até 33 serviços entre alvarás, vistorias, autorizações, licenças regularizações, consultas, certidões e declarações. O Aprova Digital pode ser acessado pelo link criciuma.aprova.com.br.

O reconhecimento veio por meio do prefeito Clésio Salvaro, um dos 10 homenageados na solenidade como Prefeito Inovador. "O poder público deve estar a serviço do cidadão, e não contra ele. O crescimento do criciumense é o crescimento de Criciúma, e por isso buscamos aplicar todas as tecnologias ao nosso alcance para reduzir a burocracia e ajudar as pessoas a crescerem", destaca.

A plataforma foi lançada em 2021, após a Administração Municipal perceber a necessidade de digitalizar processos do CPU, que recebia uma grande demanda por serviços relacionados a planejamento urbano e uso do solo. Serviços por vezes solicitados e realizados de forma presencial, o que gerava filas e atrasos no atendimento aos cidadãos.

"Para solucionar o problema, foi criada uma equipe multidisciplinar que estudou a viabilidade e a implementação de uma plataforma online que pudesse otimizar e simplificar esses processos", explica o coordenador do Comitê de Governança de Criciúma, Tiago Pavan, que representou o município no evento e recebeu o prêmio pelo prefeito Clésio Salvaro.

De acordo com ele, a digitalização dos processos permitiu uma maior transparência e agilidade na análise e aprovação de projetos e garantiu mais eficiência no serviço prestado à população criciumense.

"Desde a implantação, temos notado uma melhoria significativa no atendimento ao cidadão, uma vez que os serviços relacionados ao Centro de Planejamento Urbano agora estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de deslocamento até a prefeitura", aponta Pavan. No evento, ele também palestrou sobre planejamento e boas práticas para alcançar um modelo de excelência em gestão pública.

A ocasião reuniu representantes de mais de 30 prefeituras do Sul de Santa Catarina e, além de empresas privadas, Orleans, Sombrio, Laguna, Morro da Fumaça, São Martinho e Turvo também compartilharam seus avanços tecnológicos e mostraram como utilizam diferentes tecnologias em suas gestões.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito