Em três dias de participação no Cidades CSC (Connected Smart Cities), o maior evento de cidades inteligentes da América Latina, Criciúma somou quatro premiações que reforçam a posição como referência em inovação, tecnologia, qualidade de vida e sustentabilidade. A iniciativa foi realizada de terça até quinta-feira (23 a 25), em São Paulo.
Logo no início, Criciúma foi anunciada como a 4ª cidade mais inteligente do Sul do Brasil e a 16ª do país, entre as 5.570 avaliadas. O reconhecimento, segundo o prefeito Vagner Espindola, é resultado direto do trabalho coletivo. “Essas conquistas pertencem à cidade e aos criciumenses. Elas mostram que estamos no caminho certo, tornando os serviços mais eficientes e preparando Criciúma para o futuro. O nosso compromisso é construir uma cidade cada vez mais próspera, inteligente e com qualidade de vida”, afirmou.
Na sequência, a cidade recebeu dois novos selos: o Prata em Ecossistemas de Inovação e o Bronze em Cidades Inteligentes, que avaliam boas práticas em planejamento, infraestrutura, maturidade e governança em cidades inteligentes. Para o gestor municipal, eles são mais uma prova do avanço da cidade em diversas frentes. “Criciúma mostra que está pronta para o futuro, aliando tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável. Esses selos reconhecem o trabalho de todos que acreditam na transformação da nossa cidade”, destacou.
No dia final, Criciúma garantiu mais um reconhecimento nacional com o projeto Criciúma Sustentável, premiado em 3º lugar entre mais de 150 iniciativas. O secretário de Governança, Tiago Pavan, foi o responsável apela apresentação. “Compartilhar esse projeto com o país e sair premiados é motivo de alegria e demonstra que a cidade já se posiciona como referência em inovação”, avaliou.
Além das premiações, Criciúma também esteve à frente de discussões relevantes sobre gestão pública e inovação. Entre as participações, destacaram-se as apresentações sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões municipais, a estratégia de transparência pública da cidade, a moderação de um painel sobre cidadania ativa e transformação digital, além da presença no keynote sobre os 10 anos de cidades inteligentes no Brasil. O prefeito Vagner e o secretário Tiago ainda dividiram o palco em uma palestra sobre planejamento estratégico e gestão pública eficiente.