Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Criciúma chega aos 140 anos de colonização

Cidade comemora mais um aniversário nesta segunda-feira, e tem show nacional
Erik Behenck
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 06/01/2020 - 17:00Atualizado em 06/01/2020 - 19:07
Foto: Vitor Netto
Foto: Vitor Netto

Criciúma está comemorando 140 anos de colonização nesta segunda-feira, 6, e o dia conta com uma programação recheada que segue até a noite, com o show nacional de Fernando & Sorocaba. A Rádio Som Maior apresentou desde às 17h, um programa especial, direto do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, que será inaugurado hoje.

Nomes importantes que marcaram a história da cidade irão passar pelos microfones e você acompanha tudo no minuto a minuto aqui do 4oito.
 

Acompanhe ao vivo:

19:06

A transmissão do Programa Adelor Lessa especial fica por aqui, mas a transmissão ao vivo, com o cerimonial de entrega do Parque Altair Guidi segue na Rádio Som Maior.

19:02

O prefeito Salvaro e outras autoridades vão em direção ao palco:

19:00

O sol começa a ir embora, vai ficando mais fresco e as pessoas começam a chegar com força ao Parque Altair Guidi.

18:49

Daqui a pouco a placa que está aí atrás vai ser descerrada:

18:46

Tem até barraquinha vendendo produtos da dupla Fernando & Sorocaba, que se aprensentam daqui a pouco:

18:42

E segue cheio o gabinete do prefeito Salvaro:

18:36

Maristela Oenning Borgert Bresciani: "O agricultor também pode vir participar de todas as áreas que estão sendo inauguradas. É para que os 500 agricultores venham fazer, nós vamos continuar com a feirinha do Paço, o que devemos muito ao prefeito Clésio. Isso é muito importante, que os agricultores venham, e fazer parte de toda essa beleza".

18:35

Conforme a gerente de Agricultura e Agronegócio de Criciúma, Maristela Oenning Borgert Bresciani, existe a possibilidade de que diferentes tipos de bananeiras sejam plantados no Parque Altair Guidi. "As melhores de Criciúma são a ouro e a caturra", disse.

18:33

A situação não está nada tranquila no local, as obras começam amanhã.

18:32

Aqui será a nova sede da Câmara de Vereadores de Criciúma:

18:31

Deputado Julio Garcia: "Eu passei de carro na chegada e realmente a iniciativa da prefeitura foi louvável, na comemoração destes 140 anos de Criciúma. É uma cidade que está se desenvolvendo pelo trabalho da Câmara, do prefeito e dos empresários".

18:29

O repórter Denis Luciano entreou no espaço onde será a sede da Câmara de Vereadores. Segundo ele, apenas a carcaça vai servir e o visual é assustador, como se alguém morasse por lá. Até roupas íntimas foram encontradas.

18:23

Ricardo Guidi: "O pai sempre dizia que queria um espaço amplo, para preencher as necessidades do município, eles falavam que era muito longe do centro da cidade e hoje nós vemos que a decisão foi muito acertada. Um parque como este precisa sempre receber novos mecanismos, em 2004, ele não teve a vitória e isso fazia parte do plano de governo dele".

18:21

Ricardo Guidi: "Sem dúvidas, não serei candidato neste ano que está vindo, eu quero cumprir o meu mandato lá em Brasília, depois veremos qual é o caminho a seguir. Sentar onde ele sentou seria um grande orgulho. Eu participei muito do primeiro mandato do pai, acho que tudo tem o seu tempo, eu acho que para ser prefeito precisa ser parecido com o que ele foi. Temos que encontrar os caminhos na capital federal e trazer os recursos para cá".

18:18

Sandro Araújo: "Para mim é um grande prazer, e com emoção. Em 1980 eu estive aqui, nos 100 anos de Criciúma, eu vim para ver as atividades festivas".

18:14

Anequéselen: "O Parque das Nações quando foi inaguruado tinha poucas árvores, hoje as pessoas vão lá para colher. Não compensa comprar árvores adultar, porque o transplante não compensa, é por isso que não dá para inaugurar um parque já com as árvores adultas".

18:11

Anequéselen Fortunato: "Nós já plantamos mais de 600 mudas de árvores, frutíferas e nativas. Nós vamos implantar um espaço pet, para que os animais possam ficar com água naquele espacinho".

18:09

Presidente da Famcri, Anequéselen Fortunato: "Esse parque representa um espaço ambiental, de lazer e de esporte muito importante, para Criciúma e para o bairro Santa Bárbara. O ideal era que tivessemos em todas as cidades e todos os bairros".

18:07

Edinho Castanhel: "Os jovens gostam de ter lazer e essa liberdade, os outros parques são uma prova disso. Traz todo um investimento para a região e faz as pessoas quererem estar na cidade".

18:06

Rodrigo Minotto: "Vamos acompanhar o ato de inauguração junto com as demais autoridades, é um grande momento em Criciúma, nas comemorações destes 140 anos de Criciúma".

18:05

Deputado Rodrigo Minotto: "É uma homenagem para um líder que deixou sua marca no município e no estado", disse.

18:02

Kátia Smielevski: "Em fevereiro e março devemos inaugurar 39 obras. Nós temos mais ou menos 155 frentes de obras", comentou a secretária, destacando que diversas ruas estão em obras.

17:58

André Laitano, Adelor Lessa e Kátia Smielevski:

17:57

Gabinete do prefeito Clésio Salvaro lotado, com diversas autoridades parabenizando o chefe do poder municipal por mais uma obra grandiosa na cidade.

17:56

Kátia Smielevski: "O que os nossos arquitetos fizeram foi uma adequação do projeto, a obra mesmo ainda não foi licitada. Vamos ter os anexos", contou, se referindo a Câmara de Vereadores, que em breve mudará sua sede para o Parque Altair Guidi.

17:55

Kátia Smielevski: "Nós temos o contrato do paisagismo, que vai até 30 de janeiro, mas em dezembro foi muito quente e a chuva não veio, assim a grama sofre muito, embora tenhámos caminhões de água molhando diariamente", contou. "Nós temos também um coreto, projetado pelo André Laitano, que vai ter a mesma linguagem de concreto armado, do teatro, resgatando essa linha, vai ficar um show a parte, não é um palco, é um coreto para pequenas apresentações, as grandes apresentações serão no Parque das Nações".

17:53

Kátia Smielevski: "Eles foram incansáveis, trabalharam no dia 24 de dezembro, no 31 de dezembro, para que tudo pudesse ser concluído".

17:52

Kátia Smielevski: "Estamos entregando mais um parque, o Parque Altair Guidi, que tanto fez por Criciúma e transformou. É uma emoção por entregar mais uma obra".

17:50

Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana: "Nós fizemos uma pesquisa e 78% da população não quer o fechamento da Praça do Congresso, pelo menos no nosso mandato isso não vai ser feito".

17:48

Engenheiro André Laitano, um dos responsáveis pelo Parque Altair Guidi: "É uma honra para a gente poder trabalhar e executar uma obra assim, nós tivemos uma participação do Manoel Coelho, que teve toda a essência aqui da cidade".

17:46

Engenheiro Sérgio: "Foram contratadas empresas e abertas licitações, uma delas foi para o cercamento do parque, outra responsável pelas pistas de caminhada, uma para a iluminação e outra para toda a paginação de plantas que tem no parque".

17:45

Daniel Freitas foi um dos que passou pelo programa especial:

17:44

Deputado Daniel Freitas: "Esse parque é mais um presente que a cidade ganha, de fato, essa pista de skate, o skatepark, será uma referência, agora é um esporte olímpico e certamente veremos surgir aqui jovens que vão dar muito orgulho nesta modalidade".

17:43

Público vai chegando aos poucos no Parque Altair Guidi, tem show com Brenno & Edu.

17:41

Archimedes: "Ao final do século, em 1898 ou 1899, um figário escreveu, que quando ele aqui chegou, encontrou os acentamentos dos italianos aqui desde 1878, mas não podemos aceitar isso aí, porque tudo leva a crer que foi no dia de hoje".

17:39

Archimedes: "Esses 140 anos precisam ser enaltecidos, com as dificuldades que há 140 anos, aqueles chegando da Itália encontraram, com mata virgem. Eles tiveram que arregaçar as mangas e colocar as ferramentas em funcionamento", contou. "O Imperador Pedro II quis ocupar os lugares vagos, até então o Brasil era a faixa litorânea e muitos não queriam ir para o interior, então o Império fez uma propaganda, dizendo que quem emigrasse tinha possibilidade de enriquecer e os italianos do norte da Itália se dispuseram a isso, e depois de 36 dias de Oceano Atlântico chegaram no Rio de Janeiro".

17:35

Público tenta se esconder do sol forte nas sombras que aparecem no Parque:

 

17:33

Marília Dutra: "Eu gosto de trabalhar levando o nome da cidade para fora, o Faustão e o Silvio Santos falaram o nome de Criciúma no palco deles, então isso é muito importante para mim".

17:33

Marília Dutra, cantora que se apresentou a pouco no Parque Altair Guidi: "Eu sou muito grata as pessoas que estiveram me assistindo, alguém fez o esforço, a pessoa que foi ali na minha frente, se tivesse somente um eu cantaria do mesmo jeito, eu sou apaixonada por cantar e isso favorece".

17:32

Aqui será o palco principal do Parque Altair Guidi, construído em breve:

17:31

Moacir Dagostin: "Quando uma empresa quer se instalar em uma cidade, ela analisa diversos pontos, não somente o trabalho, mas também o lazer é importante, porque a cidade já possui. Hoje Criciúma é a capital da saúde, com mais de 1.000 médicos e inaugurando um parque, tu passa a ter a prevenção para a saúde".

17:30

Moacir Dagostin: "Ganhamos hoje mais um parque maravilhoso, mostrando que a cidade está se preocupando com o desenvolvimento das pessoas, que busquem formas de se exercitar e formas de viver. Neste ponto, Criciúma é uma cidade privilegiada, com três parques e com essa preocupação do poder público", comentou o presidente da Acic.

17:28

Miri Dagostin: "É importante para relembrarmos todos os imigrantes que vieram para cá, tinham muitos empresários, ajudando com o emprego e com a renda. Eu vou ficar até o final, para acompanhar essa maravilha de parque", citou. "A nova sede da Câmara fica dentro do parque e isso vai facilitar a vida do cidadão criciumense, as obras já vão começar".

17:27

Archimedes sabe tudo sobre a história de Criciúma e conta alguns detalhes durante o programa:

17:26

O engenheiro Édio Castanhel foi o responsável pela obra em sua construção original:

17:25

Archimedes Naspolini Filho: "Eu acho que a remodelação do parque, antes tarde do que nunca, ela deveria ter vindo antes, por circunstâncias que não nos interessa dissecá-las. Nessa época eu estava em Florianópolis e nós acompanhávamos as obras que o governo de Criciúma estava empenhando, deu nisso que deu, em um espetacular parque, que agora toma dimensões maiores".

17:23

Engenheiro Édio Castanhel: "Eu tive a oportunidade de iniciar aqui as obras e viver para comemorar estes 140 anos e a revitalização que é necessária. Quando eu comecei, a prefeitura estava em suas fundações, foi uma grande oportunidade na minha carreira. Nós começamos com a prefeitura e depois tivemos o monumento, em seguida, ele ganhou 2 anos de mandato, então fizemos outras obras. Ficou uma marca aqui e o prefeito Clésio Salvaro teve essa grande iniciativa".

17:21

Sandra Zanatta: "O segundo mandato do Altair Guidi foi focado na educação, para começar dos zero aos 6 anos, isso é muito importante".

17:20

Adelor Lessa recebendo o deputado Ricardo Guidi e o engenheiro Édio Castanhael, além do comentarista Archimedes Naspolini e de Sandra Zanatta.

17:18

O deputado Ricardo Guidi é filho de Altair Guidi, prefeito que construiu a primeira versão do Parque Centenário e que agora será homenageado com o nome do local.

17:17

Guidi: "Aqui o pessoal tinha um encontro, mas infelizmente nos últimos anos estava bem abandonado, perdeu as quadras esportivas que ficavam ali perto do ginásio municipal. O prefeito teve essa iniciativa, de revitalizar o parque. Agora fica mais uma Criciúma para as pessoas, e essas ideias ainda são muito atuais nos dias de hoje".

17:16

Ricardo Guidi: "Estar aqui hoje, com o Edio Castanhael, com o Archimedes, nosso amigo e junto com a minha mãe, é uma alegria estar aqui na entrega deste presente, que é a revitalização deste parque, que foi idealizado na década de 1970, começo dos anos 80. Naquele momento, Criciúma rivalizava com Tubarão como uma cidade polo do Sul, e ele pensava que era preciso ter essa estrutura, foi uma época que se começou a falar sobre a colonização da cidade".

17:14

Salvaro: "Ele vai ser marcado pela bela paisagem, os jardins vão ter o estilo escocês, coisa de primeiro mundo", frisou o prefeito de Criciúma.

17:13

Salvaro: "Não foi por falta de dinheiro, de tempo e muito menos por falta de aviso. Nós criamos uma comissão, onde foi muito discutido, a secretaria Kátia acompanhava e todos tinham seus compromissos, natural que algumas coisas não estavam no projeto inicial, como o coreto. Esses dois contratos do cercamento e do plantio de grama, amanhã vamos rescindir o contrato. Hoje o parque já tem condições perfeitas de ser utilizado".

17:09

Salvaro: "O quarto parque nós temos que discutir com a sociedade, este aqui se encaixou como uma luva, era um pedido e uma necessidade".

17:08

Salvaro: "Nós temso o Parque das Nações, visitado por quase 500 mil pessoas neste último ano, nós temos o Parque dos Imigrantes, também com 500 mil pessoas. São mais pessoas visitando os parques do que indo nas unidades básicas de saúde, aqui você caminha e tem qualidade de vida. Temos depoimentos de pessoas que tomavam medicamentos, que estava com 140 quilos e tudo isso acabou com os parques".

17:07

Salvaro: "Já tivemos várias apresentações locais, porque o governo procura valorizar os talentos que nós temos aqui na cidade", disse. Às 21h, tem show com Fernando & Sorocaba.

17:06

Salvaro: "A questão da grama e do cercamento, estes contratos serão rompidos amanhã", frisou. "Quem quiser vir aqui já vai ter a pista de caminhada e outras atrações", comentou.

17:05

Salvaro: "Algumas coisas não estão prontas, não foi por falta de dinheiro ou de tempo, alguns empreiteiros não cumpriram o combinado", afirmou o prefeito.

17:04

Prefeito Clésio Salvaro: "É sempre uma data bem lembrada na cidade de Criciúma, que marca a chegada dos primeiros imigrantes europeus. Aniversariante gosta de ganhar um presente e é justo que neste dia se ganhe um presente, um belo presente. No dia 6 de janeiro de 2018, entregamos o Paço Municipal, que quando assumimos estava destruído pelo fogo e no dia 6 de janeiro do ano passado entregamos o Parque dos Imigrantes e agora o Parque Municipal Prefeito Altair Guidi".