Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Secretários definirão data de início de vacinação por idade

Intenção é seguir imunizando por idade, como vinha sendo feita nas pessoas acima de 60 anos
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 30/05/2021 - 14:10 Atualizado em 30/05/2021 - 16:08
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No mês passado, os municípios catarinenses encerraram a vacinação contra Covid-19 das pessoas acima dos 60 anos de idade. Previsto no Plano Nacional de Imunização, depois disso, a imunização passou a ser direcionada às pessoas com comorbidades, porém isso deve mudar e aqueles que tem idade abaixo dos 60 anos também deverão ser vacinados. 

A nova  estratégia deverá ser definida na próxima semana em conversa entre os secretários munipais, como aponta o diretor da Fundação de Saúde de Tubarão e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SC), Daisson Trevisol. "Foi determinado que podemos descer dos 59 anos. O Conselho de Secretários Municipais vai se reunir para definir uma data. Vai seguir junto com os grupos atuais e vamos vacinar o percentual o que tivermos de doses, enfatiza.

Ainda segundo Trevisol, com a quantidade de doses que chegará ao estado nos próximos dias, a intenção é finalizar a vacinação dos professores e aplicar a primeira dose em pelo menos 20% das pessoas entre 55 e 59 anos de idade. "O Governo federal prevê a chegada de 42 milhões de doses para o país distribuir aos estados", comenta.

Avançar na vacinação, aponta Trevisol, é ainda mais importante devido ao período de frio. "Temos seis casos da variante indiana no Brasil  e o frio que vai chegar na nossa região preocupa também. O Ministério da Saúde acredita que pode ser que até setembro consiga vacinar 60% da população brasileira, mas eu acredito esta quantitade somente de primeira dose. A nossa preocupação agora é com as pessoas mais jovens  porque aqueles acima de 60 anos têm pelo menos a primeira dose e vai diminuir o número de mortes", pontua.

Definição

Na semana passada, a Comissão Tripartite, com secretários e gestores de saúde de estados, municípios e da União, deliberou que as Comissões de Intergestores Bipartite (CIB) já podem pactuar imediatamente a estratégia, garantindo percentual de doses para a continuidade da vacinação dos grupos prioritários.

O governador comemorou a notícia e determinou agilidade para que, assim que definidos os critérios, o Estado, com a parceria dos municípios, possa distribuir doses da vacina para mais catarinenses. "Esse é o nosso maior desejo: acelerar a vacinação e garantir que cada vez mais catarinenses tenham acesso às doses. Imediatamente, vamos construir, em conjunto, a melhor estratégia para fazer o cronograma avançar", frisa o governador, que também esteve reunido com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tratando das ações de enfrentamento à pandemia e do envio de mais doses de vacinas para Santa Catarina.

Uma primeira reunião ocorreu na última sexta-feira, 28, no âmbito da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), onde foi discutido o modelo que será adotado em Santa Catarina.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito