Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: São José está há dias com 100% dos leitos de UTI ocupados

Segundo diretor do hospital, situação se estende já há algumas semanas
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 07/12/2020 - 10:21 Atualizado em 07/12/2020 - 10:23
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Já fazem dias que o Hospital São José, de Criciúma, está com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para tratamento de Covid-19, ocupados.  De acordo com o diretor técnico do hospital, Raphael Elias de Farias, todos os 35 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) específicos para combate à doença estão sendo utilizados.

“Essa realidade se manteve no fim de semana, quando a ocupação esteve sempre em 100%. Claro que com alguma saídas da UTI mas, em seguida, prontamente, a ocupação já era tomada por pacientes do próprio hospital ou de outros hospitais da região. Essa foi a nossa realidade no fim de semana e está sendo a realidade das últimas semanas”, disse.

Atualmente, há apenas um paciente aguardando um leito de UTI no próprio hospital. Raphael reforça que o São José, ao longo da pandemia de Covid-19, sempre conseguiu suprir as demandas internas com as próprias vagas existentes. 

Devido a esse grande aumento de casos e internações por Covid-19 em Criciúma e região, o hospital do Rio Maina começou a receber pacientes com quadros específicos da doença. As internações, no entanto, são somente clínicas. Apesar disso, há também uma expectativa de que alguns leitos de terapia semi-intensiva sejam instalados no local.

“O fluxo estabelecido pela prefeitura no hospital é de que a ocupação daqueles leitos se dá em dois momentos: aquele paciente de início de tratamento, que teve um quadro de leve a moderado, mas estável, que estava precisando de um pouco de oxigênio e início de tratamento medicamentoso. Já o segundo momento é aquele paciente que saiu da UTI, está internado e em fase de melhora, mas ainda recebendo algumas medicações, caminhando para uma alta. Ele iria para lá [Hospital do Rio Maina] para continuidade do tratamento até receber a sua alta”, pontuou Raphael.

Atualmente, Criciúma conta com 179 pacientes, entre suspeitos e positivados para a Covid-19, internados. Destes, 90 são pessoas que residem no próprio município, das quais 29 estão em UTI e 61 em clínica.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito