Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Possível reinfecção pode ter sido “erro em teste"

Alerta é do médico Renato Matos, que destaca a grande margem de erro do resultado de testes sorológicos. Caso foi registrado em Urussanga
Por Paulo Monteiro Urussanga, SC, 27/08/2020 - 07:59 Atualizado em 27/08/2020 - 08:06
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta quarta-feira, 26, a informação de um caso presumível de reinfecção pelo coronavírus em Urussanga voltou a levantar debates sobre possíveis novos contágios. O caso é referente a uma profissional da área da saúde que havia testado positivo para a Covid-19 em 2 de julho, em um teste sorológico, voltando a positivar no começo de agosto. O registro, no entanto, pode estar ligado a um possível “erro” na primeira testagem. O alerta foi feito pelo médico Renato Matos, em seu comentário desta quinta-feira, 27, no Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.

Confira também - Urussanga registra primeiro caso presumível de reinfecção pelo coronavírus 

“O primeiro diagnóstico foi feito através de um teste sorológico, e sabemos que estes são testes com uma margem de erro imensa. O outro diagnóstico ocorreu quando realmente estava mais sintomática, e foi feito pelo PCR, esse sim é o nosso padrão de ouro. Se os dois tivessem sido feitos pelo CTR seria uma situação de certeza maior, mas sabendo que no primeiro teste ela estava muito pouco sintomática, com o sorológico que erra muito, precisamos reavaliar”, declarou Matos.

O pneumologista ressalta ainda que a profissional poderia ter tido uma outra virose e, na retirada do material, poderia ter sido fragmentos do vírus que não necessariamente se configurem como um quadro de reinfecção. “Nós não sabemos quanto tempo a pessoa vai permanecer com a imunidade após ser infectada, temos muito pouco tempo ainda de evolução”, pontuou.

Segundo Renato, pacientes que passaram por quadros mais complicados de Covid-19, indo parar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), possuem um número mais alto de anticorpos. Já aqueles que tiveram quadros mais leves, contam com níveis mais baixos de anticorpos. Apesar disso, ainda não se sabe por quanto tempo os anticorpos devem agir.

“A reinfecção é uma coisa tão rara que, quando provada, viraria capa dos principais jornais do mundo. É uma possibilidade teórica, mas nós ainda não temos realmente a certeza”, ressaltou o doutor, que recomenda: para aqueles que já pegaram o coronavírus, que mantenham os cuidados de uso de máscara e distanciamento.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito