Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Ibope e UFPel fazem pesquisa em Criciúma

Levantamento vai alcançar quase 100 mil pessoas no país, e segue modelo adotado no Rio Grande do Sul para identificação de contaminados
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 10/06/2020 - 16:41 Atualizado em 10/06/2020 - 16:41
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciumenses começaram a receber em suas casas a visita de pesquisadores do Ibope que aplicam testes do novo coronavírus (Covid-19). O trabalho é uma parceria com o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os testes fazem parte de um levantamento nacional.

Uma das pessoas que foi submetida ao teste foi a aposentada Miriam Coan Cruz, que reside no Centro da cidade. “Moro em condomínio. A pesquisadora já havia feito em outra pessoa e perguntou se podia aplicar. Antes de entrar em contato com a gente ela se paramenta toda. Troca avental, luvas, toca e começa o questionário. Ela entrega um documento que a gente concorda e assina. Pergunta se a gente tem saído de casa, com quem tem contato. Quantas vezes sai, se são muitas ou poucas vezes, se usa máscara, se tomou vacina da gripe se foi à unidade de saúde recentemente e também quem mora na casa”, explica.

Miriam conta ainda que o teste demora cerca de 20 minutos. “Ela mostra como é o teste, pega um folheto explicando, e aplica. É rápido e não dói nada. O meu, graças a Deus deu negativo e, caso desse positivo, todos que moram comigo teriam que fazer o teste e ela só poderia sair quando chegasse a enfermeira responsável”, comenta.

A origem

A pesquisa iniciou como um projeto da UFPel no Rio Grande do Sul, com o objetivo de mapear os casos de Covid-19 para estabelecimento de políticas públicas de combate à pandemia. Mais de 99 mil pessoas de todas as faixas etárias, com ou sem sintomas, serão entrevistadas e testadas em todo o Brasil.

"Vamos responder o percentual infectado em toda a população e quão rápido a infecção se alastra, além do percentual de pessoas com exame positivo que não apresenta nenhum sintoma ou sintomas leves", disse o doutor em epidemiologia Pedro Curi Hallal, que é reitor da UFPel, em entrevista à Rádio Som Maior no começo de abril

Confira também - Estudo iniciado em universidade gaúcha pode determinar percentual de infectados por coronavírus no país

Em outra entrevista à Som Maior, menos de três semanas depois, o reitor criticava a possibilidade de afrouxamento do isolamento social. Estava em pleno andamento a pesquisa que agora é nacional - a mesma que passa por Criciúma inclusive - e o estudo constatou, no Rio Grande do Sul, que ao menos oito vezes mais pessoas que os registros oficiais estavam contaminadas por Covid-19.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito