Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cosip: Vereador denuncia cobrança irregular de R$ 10 milhões

Conforme Ademir Honorato, percentual da Cosip é cobrado sem autorização legal dos contribuintes em Criciúma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 25/08/2020 - 17:25 Atualizado em 25/08/2020 - 17:34
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O vereador Ademir Honorato (MDB) resgatou, na sessão desta terça-feira, 25, na Câmara de Criciúma, uma discussão sobre a cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

"Há três anos estamos denunciando que o Município está cobrando a Cosip sem lei, arrecadando dinheiro sem embasamento jurídico. Nesses três anos e meio, aproximadamente R$ 10 milhões foram arrecadados, a população foi lesada", afirmou. "Esse montante foi cobrado nesses três anos e meio, desde abril de 2017, com cerca de 100 mil impactados em Criciúma", observou.

O parlamentar explicou que trata-se de um percentual sobre a Cosip cobrado do comércio, da indústria e de consumidores residenciais. "Varia conforme o consumo essa cobrança a mais, que varia de 15% a até 40% sobre o valor da Cosip pago. Eu alertei há anos que um dia estouraria", apontou. "É uma cobrança que o município não pode fazer", emendou.

Outro oposicionista, o vereador Júlio Kaminski (PSL) concordou. "No direito público tem que fazer por lei. A Administração Pública só faz se tiver lei autorizativa. Quando falamos em Cosip, custo de iluminação, ela tem que utilizar o custo efetivo", finalizou.

A resposta

Em resposta à denúncia do vereador Ademir Honorato, o vereador Arleu da Silveira (PSDB) disse que não acredita em um equívoco desse tipo. "Eu confesso que não entendo muito, mas os técnicos da prefeitura não iriam fazer isso, o setor de Fiscalização da prefeitura, qualquer que seja o prefeito, uma cobrança que não esteja em lei, até porque existe um Código Tributário no município", destacou.

Arleu sugeriu que Honorato formalize a denúncia. "Como sugestão, o vereador pode fazer essa denúncia ao Ministério Público ou ao Tribunal de Contas para que as coisas se ajustem. Eu vejo com tranquilidade qualquer tipo de ação", finalizou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito