Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cooperativismo impulsiona desenvolvimento no Extremo Sul catarinense

Turvo celebra 75 anos de progresso com apoio de cooperativas
Por Giovana Bordignon Turvo, SC, 22/03/2024 - 16:14 Atualizado em 22/03/2024 - 17:27

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O cooperativismo é destaque no Sul catarinense pelo papel que desempenha no desenvolvimento de toda a região. Em Turvo, as instituições fazem parte da história. Nesta semana, o município completou 75 anos, em que os princípios cooperativistas foram aplicados para impulsionar o crescimento econômico e fortalecer as comunidades locais.

Nesta sexta-feira (22), o programa Adelor Lessa contou as principais histórias do município ao lado das principais lideranças, o presidente do Sicoob, Romanim Dagostin; o presidente da Cersul, Andrei Magagnin; e o deputado estadual e ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli. Ouça as entrevistas completas:

Cooperativa nascida da agricultura

O Sicoob é um exemplo do impacto positivo do grupo. A cooperativa que nasceu em 1989, em Turvo, com um grupo de agricultores, cresceu exponencialmente ao longo dos anos, agora contando com mais de 60 mil associados e 30 agências espalhadas pela região.

“Nunca esquecemos da nossa origem. Até hoje, a cooperativa trabalha com uma cesta de produtos muito forte para a agricultura. Fomos pioneiros na aquisição de seguros agrícolas, então, os seguros de lavoura na nossa região são quase todos feitos no Sicoob”, ressaltou o presidente do Sicoob, Romanim Dagostin.

Além de marcar o início da cooperativa, a agricultura faz parte da história e da identidade de Turvo e região. Por isso, o Sicoob fornece produtos financeiros para o setor, que é o carro-chefe da cooperativa, além de ser pioneira na oferta de seguros agrícolas. O compromisso com a comunidade é um reflexo dos valores da marca.

“Cooperativismo significa isso, andar junto com as pessoas, estar próximo delas”, frisou Dagostin. “Esse ano nós fechamos com recorde: uma sobra de R$ 83,8 milhões. Estamos entre as três maiores cooperativas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”, completou.

Tradição em cooperativismo e energia

A cooperativa de distribuição de energia Cersul, também fundada no município, contribuiu para o desenvolvimento econômico da região. Fundada em 1949, a empresa é uma das mais importantes e tradicionais cooperativas de edificação rural do Sul Catarinense. Ela foi um catalisador para o crescimento financeiro e social, fornecendo energia para empresas e residências em toda a área de atuação.

“Doze anos depois de Turvo ser fundada, em 1949, o padre Paulino, liderando uma equipe de 25 abnegados homens, começou a desbravar o mato para trazer energia para o município, e então nasceu a Cersul. Hoje já estamos com quase 63 anos”, destacou o presidente da Cersul, Andrei Magagnin.

A Cersul possui uma extensa rede de distribuição que abrange cinco municípios completos e seis parcialmente. São 19 mil unidades consumidoras, abrangendo Turvo, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul e Ermo, e parte das cidades vizinhas Nova Veneza, Forquilhinha, Maracajá, Araranguá, Sombrio e Jacinto Machado.

Segundo o presidente, a Cersul, hoje, a cooperativa oferece a menor tarifa em energia do estado. “Isso é uma forma de incentivo para crescimento, seja de empresas ou da qualidade de vida das pessoas. Nós temos a menor tarifa com qualidade e quantidade. Energia para quantos forem necessários e para toda a dimensão de indústria”, concluiu Magagnin.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito