Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coopera: candidatos apresentam propostas e visões de futuro

Ximenes e Feller concederam entrevista ao programa Adelor Lessa
Por Renan Medeiros 22/01/2024 - 19:07 Atualizado em 23/01/2024 - 06:48
Fotos: Enio Biz
Fotos: Enio Biz

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na reta final da campanha para a Coopera, os candidatos Ricardo Ximenes, da chapa 2, e Rogério Feller, da chapa 1, participaram de entrevistas no programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior. A eleição, marcada para sábado (27), mobiliza diversas forças políticas e acirra os ânimos em proporção semelhante às disputas entre candidatos a prefeito.

A ordem das entrevistas foi definida por sorteio. Ouça, abaixo, as entrevistas com Ximenes e Feller:

Ricardo Ximenes

Ricardo Ximenes, da chapa 2 (de oposição), expressou preocupações com a transparência na gestão atual da Coopera. Ele criticou a falta de informações acessíveis no site da cooperativa e citando pedidos não atendidos. Ele também mencionou uma liminar da justiça que obrigou a entrega de documentos, como a lista de sócios aptos a votar.

Ximenes relatou o descobrimento de "sacanagens" durante suas investigações, referindo-se a um "escandaloso desvio" registrado em ata. O candidato propõe um sistema de compliance para prevenir tais situações e critica a atual gestão por tratá-las como "casos de família". Ele enfatizou a importância de mudanças na cooperativa, propondo auditorias e revisão de investimentos, como a construção da Pequena Central Hidrelétrica Boa Vista.

O candidato de oposição também disse que as assembleias têm sempre a participação das mesmas pessoas. Segundo ele, há pouco interesse por parte da atual gestão de divulgá-las e estimular a participação do associado, o que precisa mudar.

Rogério Feller

Rogério Feller, candidato da chapa 1 (apoiado pela atual gestão), enalteceu o trabalho realizado pela Coopera nos últimos anos. Ele destacou a diversificação de negócios como um ponto forte que trouxe retorno positivo para os cooperados. Ele explicou o desmembramento da Coopera em 2016 para criar a Coopera de Geração e Desenvolvimento, focando na loja de materiais elétricos e na Coopera Telecom. Feller enfatizou os resultados desses empreendimentos e projetou a expansão.

Sobre a transparência, Feller rebateu as críticas, mencionando um prêmio recebido por melhores práticas e destacando esforços para comunicar as ações da cooperativa aos associados. Ele citou uma aprovação de 97,8% da gestão junto aos cooperados e ressaltou a distribuição de R$ 25 milhões em sobras desde 2009 a 2021.

Feller também abordou a questão da tarifa de energia, argumentando que a Coopera é a quinta mais barata do país, com possibilidade de retomar a liderança ainda neste ano.

Tags: coopera

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito