Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conforme sindicato, prefeitura de Orleans teria descumprido acordo com servidores

Fato resultou em sessão tensa na noite desta segunda-feira
Por Redação Orleans, SC, 07/12/2021 - 14:01
Com cartazes, servidores foram ao Legislativo durante sessão da noite desta segunda-feira. Foto: Divulgação
Com cartazes, servidores foram ao Legislativo durante sessão da noite desta segunda-feira. Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os servidores públicos municipais de Orleans perderão 15% do teto limite para progressões que tinham direito no plano de carreira. O projeto de lei complementar da Prefeitura Municipal foi aprovado por sete votos a quatro, na sessão dessa segunda-feira, 6, da Câmara de Vereadores. Servidores públicos e representantes do Sintramor, que representa a classe, foram impedidos de participar da sessão. Também houve censura às manifestações nas galerias da Câmara.

O projeto de lei complementar nº 007/2021 previa a mudança no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Orleans. Votaram a favor da proposta, que retira direitos dos trabalhadores, os vereadores Dovagner Baschirotto, Euclides Pilon, Gabriel Bianco, Maiara Dalponte, Marlise Zomer, Mirele Debiasi e Pedro João Orbem. Votaram contra o projeto e a favor dos servidores os vereadores Osvaldo Cruzetta, Paulo Canever, Rodinei Pereira e Valter Orbem.

Durante todo o ano, o sindicato dialogou com o Executivo. Conforme a presidente do Sintramor, Janes de Lorenzi, foi montada uma comissão para estudar e alterar o estatuto. O Resultado do trabalho deste grupo foi apresentado e aprovado em reunião prévia com o prefeito Jorge Koch, que não cumpriu o acordo. 

O projeto de lei sobre o estatuto foi mandado pela Prefeitura para a Câmara com o corte de 15% da progressão de carreira dos servidores.

Conforme o acordo, o percentual de progressão passaria de até 60% para até 90%, o teto limite para as progressões. Mas, acabou reduzido para 45%. “Nós fizemos o pedido de 90% para criarmos mecanismos e critérios no Plano de cargos e salários e, trazer para o servidor a possibilidade de ter, durante toda a sua vida funcional, um salário digno sem inviabilizar as futuras administrações. Imaginamos que o pior que podia acontecer era permanecer no 60%. Mas, eles conseguiram fazer ainda pior do que era previsto. Cortaram na carne daqueles que trabalham pela nossa cidade”, disse Janes.

 Uma das ações do Sintramor foi pedir para que o projeto de lei complementar fosse retirado da pauta de segunda-feira, para possibilitar tempo para mais esclarecimentos. O requerimento não foi aceito pela maioria dos vereadores.

Outra medida do sindicato foi o requerimento do uso da tribuna livre. Além de proibir a fala de qualquer representante do Sintramor durante a sessão, a presidência da Câmara também censurou a livre expressão dos cidadãos que acompanhavam a reunião.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito