Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Concessão de pensões para casos de gestação múltipla em pauta na Alesc

CCJ admite projeto que altera idade limite das crianças que passam a ter direito ao benefício em Santa Catarina
Por Redação Florianópolis, SC, 27/08/2019 - 15:09 Atualizado em 27/08/2019 - 15:11
Foto: Bruno Collaço / Agência AL
Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por unanimidade de votos, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) apresentou, na manhã desta terça-feira, 27, parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 132/2019, que altera a concessão de pensões pagas pelo Estado para casos de gestação múltipla de três ou mais crianças.

A proposta, de autoria da deputada Paulinha (PDT), altera de 12 anos para 14 anos o limite de idade das crianças com direito ao benefício. A iniciativa, conforme ela, visa permitir que a família continue a receber os recursos até que os beneficiários atinjam a idade mínima necessária para que possam participar de programas de estágio como o Jovem Aprendiz, contribuindo assim para o sustento da família.

Em outro ponto, o texto também busca delimitar a concessão das pensões apenas a famílias em situação de vulnerabilidade econômica, com a comprovação sendo feita por meio da inscrição no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico).

A matéria, que teve como relator o deputado Milton Hobus (PSD), segue em análise nas comissões de Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Multa de fidelidade

Também por unanimidade, foi admitido o PL 128/2019, do deputado Marcius Machado (PL), que obriga as concessionárias dos serviços de telefonia fixa e celular a cancelarem a multa contratual de fidelidade quando o usuário comprovar que perdeu o vínculo empregatício após a adesão do contrato. Pelo texto, o não cumprimento do disposto sujeitará a empresa infratora ao pagamento de multa correspondente a R$ 10 mil ao dia.

Em seus votos, os deputados seguiram o parecer favorável do deputado João Amin (PP), que incluiu emenda substitutiva global para adequar o projeto de lei às formalidades da lei complementar.

O PL segue agora para as comissões de Trabalho; e de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia.

Alterações na Constituição

Durante a reunião também foram admitidas duas Propostas de Alteração à Constituição (PECs).

A primeira delas, PEC 9/2019, subscrita pelo deputado Coronel Mocellin (PSL), altera o inciso VIII do artigo 8º da Constituição estadual para permitir que as empresas possam operar no transporte intermunicipal de passageiros, tanto rodoviário quanto hidroviário, na forma de autorização.  Atualmente a legislação permite apenas as modalidades de permissão e concessão.

Segundo o autor, a iniciativa visa permitir que mais de uma empresa possa operar em um determinado trajeto, possibilitando assim, por meio da criação de maior concorrência, a redução dos valores das passagens cobrados ao consumidor.

Também foi admitida a PEC 7/2019, de iniciativa do ex-deputado Silvio Dreveck, que acrescenta o artigo 183-A a Constituição para incluir a necessidade de autorização prévia da Assembleia Legislativa para a execução de programas e projetos, produção ou uso de substâncias químicas ou fontes energéticas não renováveis, que constituam ameaça potencial aos ecossistemas naturais e à saúde humana.

Caso tenham a admissibilidade confirmada em plenário, as matérias retornam à CCJ para a votação do mérito.

Portais de transparência

Foi admitido o PL 186/2019, do deputado Felipe Estevão (PSL), que determina a instituição de portais de transparência para os conselhos de políticas públicas existentes no estado.

A aprovação da proposta aconteceu na forma de uma emenda substitutiva global apresentada pelo relator, deputado Luis Fernando Vampiro (MDB), para retirar do texto os municípios e os poderes Legislativo e Judiciário, além de promover adaptações à técnica legislativa.

A matéria segue em análise nas comissões de Finanças e de Trabalho.

Publicação no Diário Oficial

Da mesma forma, foi acatado o PL 187/2019, do deputado Laércio Schuster (PSB), que inclui entre os atos de publicação obrigatória no Diário Oficial do Estado os ingressos e transferências de receitas públicas.

A proposta foi aprovada seguindo parecer do deputado Milton Hobus, com emenda substitutiva global, do próprio autor, visando excluir do texto o Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas.

O PL segue agora para as comissões de Finanças; e de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul.

Benefícios às pessoas com deficiência

Por fim, foram admitidos dois PLs voltados às pessoas com deficiência.

O primeiro deles, PL 204/2019, do deputado Luiz Fernando Vampiro, busca ampliar o rol de isenções relacionadas à cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A proposta exclui como fator limitante para a concessão do benefício a potência motor do veículo e abre a possibilidade de que o mesmo possa estar em uso por arrendamento.

Já o outro, PL 240/2018, do ex-deputado César Valduga, dispõe obriga empresas operadoras de cartões de crédito e débito a disponibilizarem de máquinas adaptadas a pessoas com deficiência visual.

Ambos os projetos seguem para as comissões de Finanças; e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito