Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Como funciona o veganismo

Do Avesso recebeu psicóloga, youtuber, cozinheira e vegana Vanessa Machado
Por Fagner Santos Criciúma, SC, 28/11/2018 - 16:54 Atualizado em 28/11/2018 - 17:01
Foto: Mano Dal Ponte
Foto: Mano Dal Ponte

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Será que dá para ter uma vida completa e feliz sem precisar utilizar nada que venha da exploração animal? Quais são os benefícios de se eliminar a carne e produtos animais da dieta? O que, de fato, é o veganismo? Para responder essas e outras dúvidas, Pity Búrigo e Mano Dal Ponte conversaram, no Programa do Avesso desta quarta-feira (28), com a psicóloga, cozinheira, youtuber, feminista, ativista e vegana Vanessa Machado. 

Ela mora na Suíça há três anos, e adentrou o caminho do veganismo pouco antes de se mudar para fora do país. Descobriu ter intolerância a lactose, parou com os laticínios e resolveu tentar o desafio dos 22 dias sem carne. Hoje ela cria e prepara receitas e cosméticos veganos em seu canal do YouTube, que conta com mais de 17 mil inscritos. 

Na luta pelos animais

Muita gente não sabe o que defende o veganismo. Segundo Vanessa, é um movimento que luta contra a crueldade animal. “Eu diria que todo mundo que se diz vegano é pela proteção aos animais. Quem resolve não consumir carne nem laticínios nem ovos é vegetariano estrito, quando se fala de dieta, por questão puramente alimentar, é vegetariano estrito. O Veganismo não é dieta, é um movimento ético, uma filosofia de vida”, explica.   

Diminuir o consumo de carne não é o único propósito. A preservação do meio ambiente também diz respeito ao veganismo. “Quando eu vejo um pasto com vaquinhas em cima, uns dizem que é uma plantação de carne, mas eu penso no desmatamento da Amazônia pra produção de carne. Vai além da minha compaixão pelo animal, por aquela vida, eu olho a situação coletiva. Quando eu penso na coletividade eu penso inclusive em quem gosta de comer picanha, no bem dessa pessoa”, afirma. 

A saúde melhora?

De acordo com Vanessa, sim, existem benefícios para a saúde. “No meio cientifico já tem consenso de que o consumo de carne diário faz mal pra saúde, pela gordura animal e pelo processamento da carne”, coloca. Os malefícios ficam por conta de químicos adicionados ao produto. “Depois do abate, a carne do animal passa pelo processamento, e isso envolve conservantes. Se você pegar as produções menos éticas, a meu ver não é nunca ético, mas se pegar os menos éticos encontra até corantes, pra carne ficar com uma aparência legal na bandejinha do supermercado”, expõe. 

Mas, um dos problemas mais enfrentados por quem quer virar vegano é a falta de conhecimento da sociedade sobre o assunto. “Tem gente que vira vegano ou vegetariano e sofre bullying dos amigos e principalmente da família. Porque você vai mudar todo um esquema ali que já tá formado faz muito tempo. Tá muito no dia a dia das pessoas, a comida envolve muito afeto”, aponta.  

Confira o Programa do Avesso desta quarta-feira (28) completo:
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito